A Volvo lança, por meio do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), o Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro, estudo estatístico que reúne dados sobre acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras entre os anos de 2008 e 2012.
O trabalho apresenta informações relacionadas a ocorrências com todos os tipos de veículos e detalha acidentes com caminhões e ônibus, reunidos no estudo em uma categoria chamada Veículos Comerciais. O objetivo da publicação é servir de alerta para a sociedade como um todo e, mais especificamente, para o setor de transporte de cargas e passageiros, trazendo inclusive orientações para um tráfego mais seguro.
O atlas foi produzido a partir da análise do banco de dados de acidentes da Polícia Rodoviária Federal, chamado Datatran, com registros coletados nas 103 rodovias federais que cortam o Brasil. A elaboração do estudo envolveu, durante quase um ano, a participação de consultores e estatísticos.
Reunindo informações como número de vítimas, principais causas dos acidentes, tipos de ocorrências mais letais e horários em que acontecem com mais frequência, o documento destaca ainda as rodovias mais perigosas do país.
Na Régis Bittencourt, denominação da BR-116 entre São Paulo e Curitiba, vários trechos são considerados perigosos, como as regiões entre Taboão da Serra e Itapecerica da Serra (SP) e entre o Contorno Leste e o Contorno Sul, na capital paranaense. Na rodovia Presidente Dutra, ligação da BR-116 entre São Paulo e Rio de Janeiro, a maior concentração de acidentes foi verificada nos cinco quilômetros em torno do km 174, na região do Trevo das Margaridas, no Rio de Janeiro. Na rodovia Fernão Dias, que corresponde à BR-381 entre São Paulo e Belo Horizonte, o ponto mais arriscado está localizado na região de Contagem (MG). Por fim, na BR-040, entre Rio de Janeiro e Belo Horizonte, os acidentes com mais vítimas e em maior número ocorrem nas proximidades da Avenida Brasil (RJ) e também na região entre Barbacena e Santos Dumont (MG).
Dentre as principais causas dos acidentes estão fatores como falta de atenção, não guardar a distância necessária para os demais veículos, trafegar em velocidade incompatível com a via, desobediência à sinalização e ingestão de álcool. Somente em 2012 foram registrados 184 mil ocorrências nas rodovias federais brasileiras, com um saldo de 8.665 mortos, número que equivale a uma média de 23,7 mortes por dia, praticamente uma por hora.
Considerando somente os caminhões, foram 62.852 acidentes em 2012, com 3.682 vítimas fatais, média de 10,1 mortes por dia. Os acidentes com caminhões acontecem em maior número durante a semana, no período diurno. Os mais graves, porém, ocorrem aos sábados, com 81 mortes a cada mil ocorrências, e aos domingos, com 106 mortes a cada mil acidentes.
O PVST existe há 26 anos com o objetivo de mobilizar a sociedade em busca de soluções para reduzir os acidentes de trânsito tanto em número quanto em gravidade. Desde 2013 o programa voltou seu foco de atuação para o transporte comercial de cargas e de passageiros, alinhado à meta Zero Acidentes, lançada globalmente pelo Grupo Volvo.
Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro
Programa Volvo de Segurança no Trânsito
117 páginas
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