A Volvo lançou, em toda a América Latina, seu cavalo mecânico FH 6x4 equipado com eixo suspensor, tecnología que desengata e levanta o segundo eixo de tração, solução indicada para trajetos com pouca ou nenhuma carga, proporcionando menor consumo de combustível, menos desgaste mecânico e mais conforto na operação. A elevação é de 14 centímetros, a mesma altura que se eleva um caminhão 6x2 com eixo com dispositivo semelhante.
O funcionamento do sistema é bastante simples. Utilizando um engate estriado entre eixos, o segundo eixo pode ser desengatado e elevado. São apenas dois botões, localizados no painel de instrumentos do caminhão. Na posição de automática, um sistema eletrônico impede que o veículo trafegue com carga e com o eixo elevado; ao mesmo tempo, garante a elevação automática do último eixo quando o veículo está sem carga.
Com o suspensor de eixo ligado, o segundo eixo motriz do caminhão 6x4 é desativado e as rodas são elevadas, passando para a configuração 4x2, reduzindo o arrasto, as perdas mecânicas e o consumo de diesel e proporcionando melhor capacidade de manobra. Quando está ativado, o sistema reduz também os ruídos e as vibrações.
De acordo com informações da própria Volvo, a condução do caminhão com o segundo eixo motriz levantado pode poupar até 4% de combustível, economia importante considerando que o diesel muitas vezes representa até 50% dos custos com transporte nas empresas.
Outra vantagem é que, em superfícies escorregadias, o motorista pode, apenas acionando uma tecla no painel, fazer uma transferência de carga para o primeiro eixo trativo, o que resulta em maior aderência, reduzindo riscos na operação. Além disso, o transportador pode reduzir os custos com pedágios, quando o veículo transitar vazio em praças que não cobram pelo eixo levantado.