No modelo, com capacidade para 2,5 toneladas de carga, destacam-se a robustez e o baixo custo de manutenção, graças à transmissão hidrodinâmica com conversor de torque e eixo flutuante e ao sistema de freio de discos banhados em óleo. As engrenagens helicoidais garantem alta eficiência com baixo nível de ruído e o conjunto da embreagem de cinco discos oferece uma alta capacidade de transmissão de torque.
O freio lamelar proporciona uma frenagem precisa e segura e alta durabilidade, pois não ocorre contato direto entre os discos, que estão sempre envolvidos em óleo, fazendo com que seu desgaste seja mínimo. O sistema também não requer ajustes, como ocorre no convencional freio a tambor e sapatas, além de ser completamente protegido contra impurezas que porventura estejam presentes no ambiente. Esta construção do sistema de freio proporciona um custo de manutenção extremamente reduzido.
A RC 44-25 está equipada com o motor GCT (Nissan) K25 de 35 KW com 48 cv que disponibiliza alto torque com um baixo consumo de combustível. O nível médio de consumo de GLP apresentado pelo equipamento durante o teste de 800 horas foi de 2,3 kg de GLP por hora, o que representa uma autonomia de aproximadamente 8,5 horas por botijão.
Como item de segurança, a RC 44-25 só libera a partida do motor caso o pedal de freio estacionário seja acionado. O sistema de redutor de gás é nacional – da Rodagás – e de manutenção simples e barata, além de ser um sistema conhecido pela maioria dos mecânicos da área.
A RC 44-25 utiliza de um novo conceito de mastro, que apresenta perfis internos tipo I e perfil externo tipo U, enquanto a maior parte dos mastros do mercado utiliza apenas perfis I. Esta modificação faz com que os perfis sejam montados de forma mais compacta, melhorando o campo de visão do operador e aumentando a estabilidade da torre.
A visibilidade do operador através do mastro é privilegiada, mesmo na versão triplex. Os cilindros de elevação laterais são montados atrás dos perfis e as mangueiras hidráulicas e correntes de elevação ficam posicionadas sobre o cilindro central. A RC 44-25 também é acompanhada do robusto deslocador lateral integrado, flexibilizando ainda mais a sua aplicação.
O sistema hidráulico da empilhadeira é dotado de componentes produzidos por alguns dos melhores fornecedores do mundo. Desde a concepção das mangueiras superdimensionadas para evitar vazamentos, até o comando hidráulico projetado para responder perfeitamente às funções exigidas pelo operador, todo o sistema hidráulico trabalha de forma a atender às mais exigentes operações.
A direção hidrostática com sistema load sensing e válvula de prioridade permitem que o volante seja manuseado de maneira suave e precisa sem afetar os demais circuitos da máquina, além de fazer com que sempre haja vazão e pressão suficientes para o sistema de direção, mesmo com carga máxima.
A RC 44-25 no modelo padrão sai de fábrica com o sistema de três vias (três alavancas para as funções hidráulicas de elevação/descida, inclinação do mastro e deslocamento lateral) e a Still oferece como opção os sistemas de quarta via completa e incompleta, nos quais o equipamento sai de fábrica com a preparação para receber um acessório adicional, como uma garra hidráulica, por exemplo.