A Michelin deu início a uma nova geração de pneus para caminhões com o lançamento da tecnologia Michelin X Core. Desenvolvida no Brasil, a nova tecnologia oferece maior resistência e durabilidade à carcaça do pneu sem câmara, com ganhos de até 10% de rendimento quilométrico (em comparação aos pneus antecessores, na vida total – pneu novo mais recapagens) por meio de reforços em três áreas do pneu: no talão, área em contato com a roda, no topo, única área em contato com o solo, e na lateral.
As atribuições da nova tecnologia incluem novo composto interno de borracha que oferece mais resistência a choques, perfurações e infiltrações; nova proteção em nylon em volta do aro, que traz mais resistência ao aquecimento excessivo no talão do pneu, proporcionando maior recapabilidade e quilometragem total; e redução da distância entre os cabos no topo do pneu, que proporciona uma maior resistência a choque, perfuração e agressão na banda de rodagem, reduzindo a morte prematura dos pneus.
A qualidade da nova carcaça foi garantida com a realização de testes de durabilidade e de resistência, realizados nas condições de uso dos clientes, com aproximadamente 80 mil pneus ao longo de quatro anos.