A Volvo anunciou, neste mês de abril, a comercialização de sua linha de caminhões semipesados VM com a caixa de câmbio eletrônica I-Shift, transmissão que proporciona menor consumo de combustível, mais conforto e segurança ao transportador e menor custo operacional.
O modelo de caixa introduzido nos caminhões VM é o mesmo já utilizado pela montadora em sua gama de extra-pesados FH. No modo automático, o motorista não precisa fazer nenhum esforço e não se preocupa com as trocas das marchas (12 à frente e duas de ré). Já no modo manual, as trocas são realizadas pelo condutor, mas sem a utilização de um pedal.
O display no painel do caminhão mostra qual a marcha utilizada no momento e quais as outras disponíveis, tanto abaixo quanto acima. De acordo com a Volvo, o equipamento possui um cérebro eletrônico que registra as condições de condução e o peso bruto do veículo para selecionar a marcha inicial mais adequada.
A caixa I-Shift permite que o motorista escolha entre os modos Econômico, utilizado em velocidade de cruzeiro, e Potência, para trafegar, por exemplo, em trechos mais íngremes. A transmissão eletrônica conta ainda com um sistema inibidor de trocas indevidas, que impede mudanças de marcha caso a rotação do motor não seja a mais adequada em um determinado momento.
Desenvolvida em alumínio, a I-Shift está disponível para caminhões VM destinados a operações tanto urbanas e rodoviárias quanto fora de estrada.