A Iveco coloca à disposição do mercado a nova gama Stralis, pertencente à Geração Ecoline, com dois novos motores, incluindo um de 9 litros, que faz sua estreia mundial no Brasil. A novidade chega para ampliar a oferta de motorização dos veículos da companhia, que já conta com o tradicional motor de 13 litros dos caminhões extrapesados. Com a aplicação do novo motor, a montadora amplia para cinco as opções e potência, partindo de 330 e 360 cv (9 litros), passando por 400 e 440 cv (13 litros) e culminando com 480 cv (13 litros). A transmissão automatizada é de série nos modelos de 13 litros, que trazem também o freio motor com potência de 415 cavalos. Há duas novas opções de entre-eixos e a cabine tem novo acabamento e conteúdo.
Os novos Iveco Stralis possuem quatro anos de garantia, sendo o primeiro ano para o veículo completo e os três seguintes para o trem de força. A novidade também se destaca pelos equipamentos. As versões a partir de 400 cv trazem câmbio automatizado e freios ABS de série, com ajustador de folga automático e sensor de desgaste das lonas em todos os eixos, transferência de carga para eixo de apoio (na versão 6x2), e tanque alumínio. Por dentro, vem com ar-condicionado, banco do motorista pneumático com ajuste lombar e econômetro integrado ao novo painel de instrumentos. Ainda nos itens de série, a partir do 440 cv, há vidros e espelhos elétricos, coluna de direção pneumática totalmente ajustável e suspensão da cabine pneumática.
Motorização
Os motores também merecem atenção. A Iveco decidiu adotar dois motores da família cursor, da FPT Industrial, na gama Stralis: o de 13 litros, já usado anteriormente, e uma nova versão de 9 litros, que tem sua primeira aplicação mundial em caminhões no Brasil. Ambos usam a tecnologia SCR (que utiliza o Arla 32), todas com aumento de potência e torque. O leque de potência vai agora de 330 a 480 cv para atender desde a faixa de entrada dos modelos pesados de 45 toneladas de PBT, até as mais altas, de extrapesados de 74 toneladas de PBT, cobrindo desde as carretas de três eixos até bitrens e rodotrens de nove eixos.
Os Iveco Stralis com motor FPT Cursor 13 começam com a versão de 400 cv (com 1.900 Nm de torque), oferecida com as trações 4x2 e 6x2. O modelo com 440 cv (e 2.100 Nm de torque) vem nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. Já o modelo top de linha, com 480 cv (e 2.250 Nm de torque) está disponível com tração 6x4, orientado para as composições bitrem e rodotrem. Os Iveco Stralis com motor Cursor 9 oferecem 330 cv (1.300 Nm) e 360 cv (1.500 Nm), ambas nas versões 4x2 e 6x2. Somente em termos de motor e tração são dez as opções ao cliente. Antes, o Iveco Stralis era disponível em apenas uma opção de entre-eixos: 3.500 mm. Agora, estão disponíveis as variações de 3.000 mm e 3.200 mm, para os modelos de 400, 440 e 480 cv, o que multiplica as possibilidades de adequação do produto à operação. Somando versões de motor, tração, transmissão, de entre-eixos e de cabine a Nova Geração Stralis Ecoline pode ser encomendada em 66 opções diferentes.
Segurança
Todos os modelos são equipados com transmissão ZF16AS2630 TO, de 16 velocidades, automatizada de série a partir dos 400 cv (e opcional para o 360 cv) e cujo acionamento se dá por teclas (D, N, R) no painel localizadas à direita dos instrumentos, incluindo a tecla ECO, para condução econômica. Nas versões 330 e 360 cv, ela é manual (um opcional para os demais modelos) e vem com uma novidade: o sistema H sobreposto com gerenciamento eletrônico, que facilita os engates e minimiza erros nas trocas de marchas. Nas versões manuais, manteve-se a embreagem Heavy Duty, patenteada mundialmente.
Os novos Stralis possuem, ainda, freio motor Iveco TurboBrake (NR), que atua no cabeçote, com 415 cv nos motores 13 l, que pode chegar a 978 cv com o opcional Intarder. Nos dois casos, o sistema atua em quatro estágios e é acionado por uma alavanca do lado direito do volante. Nos motores 9 l, o freio motor entrega 315 cv.
A nova gama é dotada, também, com freios ABS de série nos modelos 13 litros e nas versões automatizadas. Outra novidade que combina segurança e praticidade é o ajustador automático de folga das lonas de freio, com sensor de desgaste em todos os eixos, de série em todas as versões.
Nas versões 6x2, há o auxílio de partida, que por meio de uma tecla no painel levanta o terceiro eixo e faz a transferência de carga para o eixo de tração, o que ajuda nas arrancadas com o caminhão em aclives ou terrenos irregulares. Nas versões 6x4, há o bloqueio de diferencial eletropneumático de série, com proteção de velocidade. Os veículos também têm a opção de serem preparados para a instalação de tomadas de força, dispensando qualquer adaptação de terceiros.
Conforto
O bem-estar dos motoristas é outro fator relevante no lançamento. A partir do 440 cv, a suspensão da cabine pneumática, feita por quatro pontos independentes, garante comodidade ao operador. As cabines podem ser teto alto ou baixo, sempre na versão leito nos modelos 13 litros e, novidade na gama, a cabine curta nas versões 9 litros. Para otimizar o espaço interno, nas versões teto baixo, a cama foi rebaixada em 30 centímetros.
O novo acabamento interno é preto, e inclui tratamento acústico. Os bancos têm suspensão individual pneumática, com ajuste lombar no do motorista. A partir do 440 cv o volante possui ajuste pneumático de altura e inclinação. O ar-condicionado é de série a partir da versão de 360 cv. CD player com MP3 vem de série nos modelos 400, 440 e 480 cv, sendo opcional no 330 e no 360 cv. Os retrovisores possuem ajuste e desembaçador elétricos. Luzes de led para leitura e iluminação automática de segurança para acesso à cabina completam o sistema. Um box térmico de série a partir do 440 cv fica posicionado sob a cama do motorista, tendo a geladeira como opcional.
O volante traz integradas as teclas de comando do computador de bordo e suas várias funções. Pelo computador de bordo, é possível, por exemplo, checar itens como luzes, sistema de freios, sistema elétrico, lubrificantes. Todos os modelos são equipados com piloto automático. A montadora também alterou o desenho do painel de instrumentos, que inclui o econômetro, que indica o consumo instantâneo de combustível e a pressão do turbo, entre elas, indicação do nível do tanque de Arla 32. Velocímetro, conta-giros e indicadores de nível de combustível e de pressão de óleo são rodeados por uma série de luzes-alerta. No contorno desse conjunto de instrumentos localizam-se as teclas de acionamento dos faróis (baixo, alto, neblina, retroneblina), do piloto automático e do bloqueio diferencial. O novo Stralis vem equipado com tanque de combustível em alumínio – de série – com capacidade de 600 l até 900 l e o tanque de Arla 32 com capacidades de 55 l e 100 l (essa última em versão opcional).
Pós-venda
Quanto à manutenção inicial para aplicações bitrem e rodotrem, por exemplo, é feita aos 30.000 quilômetros, e as revisões periódicas devem acontecer em intervalos de 30.000 quilômetros. Os novos motores Cursor 9 e Cursor 13 usam óleo sintético com intervalos de troca a cada 80 mil quilômetros, contra os 40 mil quilômetros exigidos pelo óleo mineral. A utilização de óleo sintético na transmissão prevê trocas em intervalos de 360.000 km no uso rodoviário e 180.000 km no uso severo. Já nos eixos traseiros as trocas são de 240.000 km na aplicação rodoviária e 120.000 km na aplicação severa.