O novo caminhão pesado da Iveco, o Stralis HD 450S38T, chega ao mercado brasileiro com a tecnologia Cursor, já consagrada na Europa. O veículo tem cabine com formas aerodinâmicas e foi especialmente projetado para proporcionar redução no consumo de combustível. Nesse caso, a economia é de 5 a 10% em relação ao Eurotech, outro modelo da marca. Além disso, uma nova suspensão pneumática na cabine garante o conforto do motorista. O Stralis HD foi pensado para andar nas estradas de longa distância da América Latina, com PBTC variando entre 45 e 57 toneladas. O câmbio não-automatizado foi adaptado para o mercado brasileiro.
A tecnologia Cursor foi projetada com uma plataforma de motorização capaz de atender às mais rígidas formas de emissão de poluentes, inclusive a norma Euro 4. Ao desenhar os motores Cursor, a Iveco adotou como diretrizes o aproveitamento máximo das mais modernas técnicas de injeção eletrônica e combustão, baixo consumo, segurança e redução dos custos de manutenção. O Gerenciamento Integral Eletrônico, outra novidade do modelo, é formado pela unidade central eletrônica (ECU). Efetua o controle constante das principais funções do motor, desempenho, tempo de injeção, combustível, ar e partida, dosagem da mistura de ar/combustível até o pilo automático, entre outros itens.
O Cursor 13 desenvolve 380 cavalos de potência entre 1500 e 1900 rpm. A arquitetura do motor incorpora tecnologia como as quatro válvulas por cilindro, comando de válvulas no cabeçote, unidades injetoras individuais com bomba para cada cilindro e sistema de distribuição por engrenagens. Além disso, detecta falhas e interage no funcionamento para assegurar a integridade do motor.
O modelo estará disponível no mercado nacional a partir de setembro, nas versões caminhão trator 4x2, com cabine leito de teto alto e distância entre eixos de 3.500 mm, o que permite tracionar semi-reboques sem ultrapassar o limite máximo de comprimento total permitido pela legislação brasileira, que é de 18,15 metros.
A Iveco acredita que até 2006 todos os veículos da categoria deverão ser eletrônicos. Pensando nisso, a empresa espera começar a produzir o Stralis HD no Brasil já no final de 2005. Hoje, de acordo com Salvatore Danilo Materlli, diretor comercial da Iveco para a América do Sul, 70% dos veículos tem tecnologia eletrônica. Quando questionado sobre as principais vantagens do Stralis HD em relação à veículos semelhantes das montadoras concorrentes, Jorge Garcia, presidente da Iveco para a América do Sul e Central, é irreverente: “Somos muito melhores que a concorrência, em todos os aspectos”, finaliza.