A Michelin disponibiliza ao mercado sua nova linha X Works, pneus sem câmera e destinados às operações em usinas de cana-de-açúcar, madeireiras e construção. O uso de pneus sem câmara tem como objetivo proporcionar aos usuários ganhos na operação quando comparados aos com câmara. Isso porque, essa característica possibilita a redução de peso do conjunto pneu x roda, metade do tempo para montagem e desmontagem do conjunto, menor tempo de parada dos veículos por problemas de furos no pneu (perda lenta de pressão) e menor perda de carcaça por problemas de furo.
As novidades foram desenvolvidas para montagem em todas as posições e otimizadas para o eixo direcional para o transporte de carga em veículos pesados e extrapesados que trafeguem em estradas mistas de asfalto e terra com pedras e buracos.
O X Works XZY é uma geração de pneus com carcaça e ombros reforçados para utilização em condições severas. O talão mais robusto com aro reforçado proporciona maior resistência da carcaça a choques e agressões. Já o X Works XDY, desenvolvido para montagem em eixo trativo foi elaborado para proporcionar maior resistência em condições severas de uso.
Outra novidade fica por conta do X Works XDY que, devido à nova escultura com composto de borracha de alta resistência às agressões, dura até 10% a mais em primeira vida e retém até 30% a menos de pedras. Para completar a gama, a Michelin apresenta o X Works HD XDY, recomendado para montagem em eixo de tração, e em casos excepcionais, em eixo direcional, quando as condições de uso são extremamente agressivas. Produzido para utilização em solos predominantemente agressivos, com terra e pedra, o lançamento possui uma escultura mais robusta no centro, com composto de borracha de alta resistência às agressões.
A gama completa de pneus X Works está disponível nas dimensões 12 R22.5 X Works XZY TL 152/148 K, 12 R22.5 X Works XDY TL 152/148 K e 12 R22.5 X Works HD XDY TL 152/149 D.