A BMC – Brasil Máquinas traz para o Brasil o manipulador telescópico modelo P 40.17, produto desenvolvido pela indústria italiana Merlo. O equipamento possui garfos móveis de 1.200 milímetros de comprimento e o espaçamento entre eles é ajustável manualmente e varia de 450 mm a 1010 mm, enquanto o sistema de acoplamento é controlado hidraulicamente a partir da cabine. Outro diferencial fica por conta do mecanismo de deslocamento lateral do chassi, que gira a parte superior da máquina no eixo longitudinal e, com ela, a lança telescópica. Com isso, a carga pode ser posicionada sem que o equipamento precise de deslocar.
O manipulador conta com tração nas quatro rodas, com sincronismo automático em caso de qualquer desalinhamento. Além disso, apresenta seleção de três modos de direção a partir da cabine. Já o sistema de freios é a disco nas quatro rodas, operado hidraulicamente e atua nos eixos de saída dos diferenciais. Há, ainda, freio de estacionamento a disco com travamento automático e liberação hidráulica, atuando no eixo principal de transmissão.
O manipulador é disponibilizado, também, com itens opcionais: bloqueio do diferencial traseiro, chave geral automática da bateria, ar-condicionado com controle manual, limpador do vidro do teto, quatro luzes de trabalho na cabine, assento pneumático e parassol montado no teto e na janela dianteira.