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Novo caminhão pesado FMX, da Volvo

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Por Redação em 29 de outubro de 2010 às 10h22 (atualizado em 22/08/2011 às 14h09)
A Volvo está lançando no mercado latino-americano seu mais novo caminhão para o segmento de pesados: o FMX. Com capacidade entre 32 e 50 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), o veículo chega ao mercado prometendo excepcional desempenho da linha motriz com base na potência do motor de 11 litros (330 a 450 cv) ou de 13 litros (380 a 500 cv). Especialmente desenvolvido para o transporte pesado em condições severas, como as dos segmentos de construção, mineração florestal e agricultura de cana-de-açúcar, o FMX segue a tradição de seu antecessor FM, mas com novidades no exterior frontal do veículo, que foi totalmente redesenhado e agora surge mais robusto, com novos faróis resistentes, nova cavilha para reboque central, novos degraus antiderrapantes, nova escada, nova pega e novo para-choque, agora mais baixo. A nova aparência do novo FMX transmite a certeza de que ele é realmente um caminhão fora de estrada. Começando pelo para-choque em aço projetado em três peças: cantoneiras de aço de três milímetros, placa protetora frontal e barra protetora frontal que auxilia na proteção dos componentes vitais do motor, passando pelos espelhos com um braço de suporte mais estreito, que reduzem pontos cegos e resistem melhor a vibrações e eventuais danos externos e riscos, todos os detalhes reforçam bastante a imagem de força característica do transporte pesado. Outras novidades são os equipamentos extras, muito úteis para operações off road. É o caso, por exemplo, de uma proteção gradeada de farol, um item muito importante neste segmento para evitar possíveis avarias do conjunto ótico durante a execução de trabalhos em terrenos pedregosos. A engenharia da Volvo também desenvolveu um novo e resistente pino de reboque dianteiro com capacidade para 25 toneladas, que foi estrategicamente instalado bem no centro da grade inferior, proporcionando maior funcionalidade ao caminhão. O tanque de combustível de 570 litros de capacidade, produzido em aço inoxidável, agora aparece situado em uma altura um pouco mais elevada para ficar mais protegido. O farol também se destaca em todo o conjunto. Numa óbvia associação com o farol do caminhão articulado da Volvo Construction Equipment, o braço do Grupo Volvo que produz equipamentos de construção, o farol é completamente novo. Tem três unidades que permitem manutenção independente: luz alta, pisca e farol, além de opções de farol de neblina ou de milha no para-choque. Segundo os executivos da empresa, muitas das inovações do Volvo FMX foram decorrentes de consultas a motoristas, frotistas e donos de empresas de transporte, ou seja, profissionais que entendem, muitas vezes na prática, quais os quesitos necessários para o bom desempenho e fácil manutenção de um veículo vocacional. Para atender totalmente às demandas dos clientes, o novo caminhão passou, ainda, por testes na Suécia e no Brasil, países nos quais será produzido. Aqui no Brasil, o FMX foi posto à prova em avaliações de campo conduzidas em diferentes regiões do país, em parceria com transportadores brasileiros dos segmentos de cana-de-açúcar, mineração e construção. Na Suécia, o programa de testes de resistência, confiabilidade e ciclo de vida foi extremamente rigoroso e aconteceu em Hällered, instalação especialmente criada para este tipo de provas. Atributos consagrados Apostando em um dos atributos tradicionais que reforçaram sua posição no segmento vocacional, a Volvo optou por manter totalmente intocado o trem-de-força de seu antecessor FM. A razão é simples: o trem-de-força da empresa já é conhecido por contribuir para o menor consumo de combustível nas aplicações de veículos vocacionais nas categorias a que se destina, e consumo de combustível é um dos itens mais relevantes na planilha de custos do transportador. Segundo os engenheiros, outra característica do trem-de-força extremamente aceita pelo mercado é o eixo traseiro, forte e resistente, bastante apropriado para aplicações típicas e com várias relações que se adequam a todo tipo de operações vocacionais. A Volvo manteve, ainda, o freio-motor (VEB, do inglês Volvo Engine Brake), com as potências de 410cv ou 500cv. O freio a disco está presente em todos os eixos e atende às versões que incorporam feixe de molas como elementos de suspensão. Vale ressaltar que o sistema de frenagem ainda dispõe da tecnologia EBS, antibloqueamento controlado e ESP para estabilidade. A eletrônica embarcada também foi mantida, por proporcionar boa sinergia entre os componentes do trem-de-força, incluindo o Trip Manager, uma ferramenta que auxilia bastante o transportador na gestão da frota. A caixa de câmbio permite fácil manuseio, além de não transmitir ruídos e vibrações para a cabine. Brevemente, o FMX da Volvo vai oferecer o sensor de carga que envia informações sobre o peso da carga para a caixa de câmbio I-Shift, possibilitando um sequenciamento otimizado das marchas, além de arranques muito mais suaves. www.volvo.com.br
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