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Voltado para coleta e distribuição urbana, novo veículo chega nas versões 9 e 13 ton de PBT e seis opções de entre-eixos
Na última sexta-feira, dia 22, a Iveco apresentou oficialmente a imprensa seu mais novo caminhão: o Iveco Vertis de 9 e 13 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Com o modelo, a montadora entra na disputa por uma parcela do mercado de caminhões de médio porte - que hoje representa cerca de 20% das vendas no Brasil - e passa a atuar full liner no mercado latino-americano de caminhões, ou seja, com produtos em todos os segmentos do mercado.
Com investimentos da ordem de R$ 53 milhões, o Vertis foi desenvolvido inteiramente no Brasil com foco nos segmentos de coleta e distribuição urbana e nas aplicações de baú, carga seca e carga refrigerada. Chega ao consumidor brasileiro com o novíssimo motor Iveco-FTP NEF 4, de 3,9 litros, com quatro válvulas por cilindro, que proporciona bom aproveitamento de combustível e baixa emissão de poluentes, além de já estar preparado para a conversão do Euro V. O propulsor é capaz de desenvolver 160 e 180 cavalos, conforme a configuração.
Nas duas faixas de potência, 154 cv e 173 cv, o motor Iveco-FPT NEF 4 apresenta boa elasticidade de utilização. A versão de 154 cv entrega torque máximo de 530 Nm numa ampla faixa de torque que vai de 1.400 a 2.000 rpm. Já no motor de 173 cv, que propulsiona o Iveco Vertis 130V18, o torque é elevado de até 590 Nm entre 1.400 rpm e 2.000 rpm.
No conjunto motor-câmbio, o Vertis apresenta também transmissão inovada – a ZF S5 580TO de cinco velocidades que, de acordo com a montadora, também é a primeira transmissão da ZF para o segmento de veículos médios no Brasil.
Versões
O Iveco Vertis nove toneladas (90V16) tem PBT de 9.300 kg e entrega potência de 154 cv. Nessa versão, ele conta com três opções de entre-eixos (3.308 mm, 3.800 mm e 4.350 mm) e é disponível com cabine simples. Já o Iveco Vertis 13 toneladas (130V18), com PBT de 13.300 kg, desenvolve 173 cv e também vem com três opções de entre-eixos (4.350 mm, 4.750 mm e 5.100 mm). A versão 130V18 tem dois tipos de cabine: simples e estendida.
As três opções de entre-eixos dos modelos são bem dimensionadas para os típicos implementos desse mercado, proporcionando flexibilidade de utilização. Na versão de entre-eixos mais longos, por exemplo, o Iveco Vertis 90V16 leva até 6.025 kg. Já o Vertis 130V18 em sua versão de maior entre-eixos tem capacidade de carga líquida de 9.050 kg.
O chassi reforçado permite alta confiabilidade em qualquer implementação e perfil de carga. O Iveco Vertis de 9 toneladas é equipado com eixo traseiro Meritor MS 13-113, com diferencial de simples velocidade e simples relação de redução de diferencial 4,30:1. A versão para 13 toneladas vem com o eixo traseiro Meritor MS 19-230, com diferencial de duas velocidades e dupla redução de diferencial: R 6,50:1 e 9,07:1. O eixo dianteiro Sifco, nas duas versões, é rígido em aço forjado com rolamentos lubrificados por graxa. Essa combinação de eixos, já é reconhecida no mercado nacional por conferir robustez aos caminhões.
Para maior estabilidade, a suspensão dianteira é de molas semielípticas de simples estágio, com dois amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. A traseira, com molas semielípticas de duplo estágio, é equipada com buchas “silent block”, dois amortecedores de duplo estágio e barra estabilizadora.
O sistema de freios da Master/Suspensys e Knorr-Bremse tem alta eficiência. O de serviço é pneumático de duplo circuito, tipo S-Cam a tambor nas rodas dianteiras e traseiras. O freio de estacionamento é pneumático com spring brake atuando no eixo traseiro. Já os pneus possuem as medidas mais aceitas para esse segmento: 215/75R17,5” para o modelo de 9 toneladas e 9.00R20” para o de 13 toneladas.
As perspectivas de negócios são boas. Antes mesmo do lançamento oficial a Iveco já havia vendido quase toda a produção programada para 2010. Segundo os executivos da empresa, o primeiro lote de quase 400 unidades já foi fechado com clientes do setor atacadista, entre eles, a empresa Martins, de Uberlândia, a maior do setor no Brasil. A meta, segundo a direção executiva da montadora, é alcançar 10% do mercado de médios já em 2011.
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