Com capacidade para sete toneladas, caminhão vem atender ao mercado de entregas urbanas e interurbanas porta a porta
A Iveco lançou ontem, em Sorocaba (SP), seu novo modelo para o segmento de leves: o Daily 70C16 HD Massimo, com capacidade para sete toneladas de PBT. Na ocasião, a empresa também inaugurou oficialmente seu Centro de Operações de Peças – COPI, localizado no mesmo município.
O novo modelo vem substituir com vantagens o Daily 70C16, lançado em junho de 2006. Além de oferecer 685 kg a mais de capacidade de carga que seu principal concorrente, ele traz suspensão dianteira reforçada, rodas de 17,5 polegadas e uma nova opção de entreeixos, de 4.350 mm. Isto traz maior flexibilidade ao modelo, que nesta versão pode levar até 4.420 kg, e na versão normal, de 3.750 m de entreeixos, suporta 4.525 kg.
Com isto, o caminhão oferece 18% a mais de produtividade que os concorrentes, que precisam de dez viagens para fazer o que o Daily faz em oito. Graças aos pneus maiores 215/75, a altura do veículo aumentou em 50 mm, tornando-o mais forte e impactante.
Segundo a montadora, o Daily Massimo foi desenvolvido de acordo com as demandas dos clientes e vem para atender ao mercado de entregas urbanas e interurbanas, muitas vezes composto por pequenos frotistas ou autônomos. Por isso, o conforto e a ergonomia não foram esquecidos, e o modelo vem com opção de cabine dupla de fábrica, para seis passageiros e motorista. O interior da cabine, desenhada por Giorgetto Giugiaro, lembra a de um automóvel de passeio, com bancos confortáveis, acesso aos comandos ergonômicos e grande facilidade de manobra e visibilidade, proporcionada pelos amplos retrovisores traseiros.
O mercado a que ele se destina, de logística urbana, coleta e distribuição de produtos e entregas rápidas de cargas de alto volume, se caracteriza por uma operação severa e intensiva, que demanda flexibilidade, resistência e baixos custos operacionais e de manutenção. Nas trocas de óleo do motor, o modelo traz economia de 40%; nas de óleo do câmbio, de 60%. Ele é ainda 50% mais econômico nas trocas de óleo do eixo traseiro.
As aplicações severas e mistas compõem 70% do perfil de uso dos veículos do segmento de sete toneladas. Para atendê-lo, o novo Daily é equipado com motor Iveco FPT F1C, de 155 cv. Ele é eletrônico, enquanto os concorrentes têm motorização mecânica; possui quatro válvulas por cilindro, distribuição por corrente, sistema de injeção common rail e está homologado para utilização do B5 e preparado para atender à Euro V.
Em aplicações com muitas paradas e acelerações, é fundamental um desempenho suave e elástico. No Daily Massimo, isto é proporcionado pelo torque máximo de 400 Nm, em uma faixa de utilização de 900 rpm, garantindo agilidade nas arrancadas e força nas retomadas, facilitando o deslocamento no trânsito urbano. A transmissão é Eaton FSO-4405B de cinco marchas com overdrive.
O modelo traz também novo sistema de freios de acionamento pneumático com regulagem automática das sapatas de freio no eixo traseiro, e compressor de ar Knorr-Bremse LK-15 instalado junto ao motor, mesmo conceito embarcado nos caminhões médios e pesados. Já o freio dianteiro é a disco hidráulico servo-assistido. Este é o único Iveco Daily no mundo com freio a ar, o que traz simplicidade de manutenção e mostra a capacidade da Iveco de atender às necessidades específicas do cliente brasileiros, muitas das quais acabam migrando para as plataformas mundiais da Iveco.
O modelo está disponível nas versões Luxo e Exclusive. A primeira sai de fábrica com preparação para som, direção hidráulica e piloto automático. A segunda traz ainda trio elétrico (trava, vidro e retrovisores). Como opcionais, o modelo oferece ar condicionado, CD player e air bag para o motorista. O preço sugerido do modelo varia de R$ 94 mil na versão cabine simples, até R$ 122 mil, na versão Exclusive cabine dupla.
Roteirizador
O Daily Massimo traz ainda como opcional um roteirizador/navegador com GPS Multi Connect, desenvolvido exclusivamente para ele pela Magnetti Marelli, que permite o sequenciamento de até 30 endereços e reprogramação constante, além do cálculo de frete e cálculo de consumo de combustível, facilitando as operações de coleta e entrega.
O aparelho tem tela touch screen de 5 polegadas e apenas 14,5 mm de espessura, com processador de 400 MHz e 64 MB de memória. O Bluetooth permite a integração com celular, possibilitando o uso do sistema viva-voz, que aumenta a segurança. O Multi Connect traz ainda uma base de mapas com mais de 1.300 cidades no Brasil e 200 na Argentina, podendo ser customizado por tipo de veículo. Ele é ligado diretamente ao chicote elétrico do veículo, não tem fios aparentes e pode ser atualizado através do site.
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