.
A WNI do Brasil, que desenvolve projetos de construção e integração de redes com soluções wireless de rádio ponto-a-ponto e ponto-multiponto para aplicações de voz, dados e vídeo, coloca à disposição do mercado, a partir de janeiro, o rádio RD915 para Telemetria e comunicação de dados com tecnologia de espalhamento espectral (spread spectrum). A novidade opera na faixa ISM – isenta de licenciamento Anatel – de 902-928 MHz. A expectativa da empresa é comercializar cerca de 50 unidades/mês na primeira fase de comercialização do produto – primeiro trimestre de 2007.
De acordo com a companhia, o RD915 pode ser aplicado em qualquer situação onde seja preciso controlar, interligar e monitorar à distância equipamentos ou sensores industriais. O produto possui dimensões 10x12x4cm, é leve, robusto, possui velocidade máxima de comunicação de 500 kbps (bits por segundo), interface serial padrão RS-232C (instalada em computador tipo PC ou equipamentos industriais CLP – controlador lógico programável) e interfaces opcionais ethernet (rede mais veloz no acesso às informações) ou RS-485 (conectada apenas em equipamentos industriais do tipo CLP). O equipamento apresenta, ainda, potência de saída variável até 1W (+30dBm) e sensibilidade máxima do receptor de -110 dBm. Essas características possibilitam que o rádio opere em diferentes ambientes – interno ou externo – sob condições climáticas críticas.
Entre as aplicações do RD915 destacadas pela empresa estão o acionamento remoto de máquinas, como bombas de recalque e chaves relés, a leitura automática de energia elétrica, água e gás com supervisão de subestações de energia elétrica e a leitura de sensores remotos em níveis de rios e ao longo de oleodutos e gasodutos. O rádio também pode ser utilizado para automação de sistemas em agricultura e de saneamento básico, telemetria em geral e redes internet de baixa velocidade.
www.wnint.com.br