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Startup apresenta robô que usa WhatsApp e ChatGPT para logística portuária

Solução integrada à inteligência artificial permite que gestores portuários acessem dados do carregamento de navios em tempo real
Por Redação em 24 de abril de 2025 às 8h00
Startup apresenta robô que usa WhatsApp e ChatGPT para logística portuária
Foto: Divulgação / HXtos
Foto: Divulgação / HXtos

A startup HXtos pretende simplificar as planilhas e relatórios no trabalho de importação e exportação nos portos brasileiros. A empresa santista lançou oficialmente durante a Intermodal South America 2025 o Assessor de Planejamento e Gestão, robô que integra WhatsApp, ChatGPT e o HX-TOS, seu sistema de logística portuária. 

A empresa apresentou as funcionalidades da solução durante a maior feira de logística da América Latina, que acontece de 22 a 24 de abril em São Paulo (SP). Com o Assessor, basta fazer perguntas no WhatsApp para que os gestores portuários saibam tudo sobre armazenagem e operação dos navios de carga solta, celulose e granel sólido carregados e descarregados nos terminais onde atuam. A inovação já está em fase final de testes num terminal de celulose do Porto de Santos.

“O diretor portuário pode perguntar ‘Como está meu estoque?', e o assistente analisa os dados em tempo real e fornece a resposta. Perguntas como ‘Qual é a lista dos próximos navios?’ ou ‘Qual a previsão de término da operação do navio atual?’ também são facilmente atendidas”, diz Luiz Simões, CEO da startup HXtos.

Pelo Assessor da HX, os gestores portuários terão acesso a dados de estoque do armazém, andamento da operação dos navios, lista de navios previstos, informações dos navios finalizados e informações  das exportações e importações em tempo real.

​De acordo com Leandro Duca, CTO da startup, o WhatsApp foi a plataforma escolhida pela praticidade. “Não quisemos criar um aplicativo, o que seria menos intuitivo para o usuário. O gestor portuário chama o Assessor no WhatsApp e é respondido em tempo real. Antes, é feito um pré-cadastro do gestor para que ele esteja conectado aos dados do seu terminal", explica.
 

Luiz Simões complementa evidenciando a praticidade da solução nos processos de tomada de decisão. “Nossa solução não apenas centraliza informações, mas também otimiza o processo decisório, reduzindo a necessidade de consultas telefônicas ou relatórios demorados”, afirma Simões. A startup utiliza o mecanismo do ChatGPT, que funciona internamente no Assessor, sem deixar os dados das empresas clientes abertos, garantindo a segurança.

“Se houver uma pane, como a quebra de um equipamento do navio, ou se a produtividade estiver abaixo do previsto, a inteligência informará o usuário, porque monitoramos tudo no terminal. O Assessor avisa que, por conta de determinada ocorrência, o navio pode atrasar, e a solução calcula uma previsão com dados da operação, podendo sugerir um replanejamento para cumprir sua meta original. Isso melhora custos e produtividade", diz Duca. 

De acordo com Simões, no futuro, a inteligência também fornecerá análises baseadas em operações passadas do navio, considerando o tempo de trabalho e o tamanho da equipe, trazendo um histórico completo e sugerindo ações operacionais. "Isso já existe hoje, mas é feito de forma manual e na maioria das vezes depende de pessoas, planilhas Excel, podendo levar horas para concluir a avaliação", compara Simões.

Para fornecer análises inteligentes dos navios, a HX possui uma equipe que treina a IA para interpretar os dados da operação dos terminais, gerando informações e avaliações cada vez mais precisas e rápidas".

Startup apresenta robô que usa WhatsApp e ChatGPT para logística portuária
Luiz Simões, fundador da HXtos

 
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