Ibovespa
129.125,51 pts
(1,74%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,05%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,05%)
Euro
R$ 6,05
(-0,67%)

Scania amplia soluções de baixo CO₂ com lançamento de caminhão elétrico

Novo modelo 30 G 4x2 amplia o portfólio sustentável da Scania, que já conta com veículos a diesel de alta eficiência, biometano, gás natural e biodiesel
Por Redação em 8 de novembro de 2024 às 7h14
Scania amplia soluções de baixo CO₂ com lançamento de caminhão elétrico
Foto: Divulgação/Scania
Foto: Divulgação/Scania

A Scania dá mais um passo importante em sua jornada de sustentabilidade no Brasil com o lançamento do 30 G 4x2, seu primeiro caminhão elétrico. Importado da Suécia, o modelo foi apresentado durante a Fenatran 2024, o maior evento do setor de transporte na América Latina. Com uma autonomia de cerca de 250 km, o 30 G foi projetado para curtas distâncias de até 200 km, ideal para operações de distribuição e transporte hub-to-hub.

Equipado com uma capacidade de carga máxima de tração (CMT) de 66 toneladas e um motor de 300 kW (410 cv), o modelo vem com dois pacotes de baterias de 208 kWh cada, totalizando 416 kWh. Além de sua potência de regeneração de 330 kW e torque de 1.150 Nm, o caminhão faz parte da terceira geração de veículos elétricos a bateria (BEV) da Scania, que busca ampliar suas alternativas de energia sustentável, sem substituir os modelos atuais.

“A Scania está liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável, oferecendo agora o mais amplo portfólio de energias alternativas do mercado,” afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. Segundo Montagna, a jornada da eletrificação ainda precisa de avanços na infraestrutura, e por isso a Scania aposta em um portfólio multimodal, incluindo gás, biodiesel e agora o elétrico. A Scania também tem investido há cinco anos no desenvolvimento de “corredores azuis” para gás e biometano no Brasil.

Para Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções, o elétrico será especialmente útil em distâncias urbanas e regionais, enquanto o gás e o biometano são indicados para médias distâncias de 200 a 600 km, e o diesel, GNL e biodiesel para trajetos longos. “As primeiras entregas do caminhão elétrico estão previstas para janeiro de 2026,” explica Nucci.

Características do modelo elétrico 30 G 4x2
O 30 G 4x2 tem o eixo R780, com capacidade de carga de até 66 toneladas, garantindo robustez e confiabilidade. A máquina elétrica central (EMC1-4), posicionada entre as longarinas do chassi, está conectada a uma transmissão de quatro marchas, permitindo um conjunto robusto com peso total de 350 kg. O modelo possui também vantagens de operação mais silenciosa e econômica em energia.

O caminhão é alimentado por baterias de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto) que, com uma capacidade total de 416 kWh (312 kWh utilizáveis), aumentam a autonomia e a vida útil das baterias. A Scania incluiu um carregador CCS2, que permite uma recarga total em cerca de 50 minutos, ideal para intervalos rápidos de operação.

Com o 30 G 4x2, a Scania amplia seu compromisso com o transporte sustentável, oferecendo mais uma opção para descarbonização, ideal para transportadores que buscam soluções ecologicamente e economicamente viáveis para atender as metas de redução de CO₂ de seus clientes.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar