Ibovespa
120.897,76 pts
(-0,99%)
Dólar comercial
R$ 6,19
(2,00%)
Dólar turismo
R$ 6,41
(1,70%)
Euro
R$ 6,45
(1,70%)

Scania lança caminhão para operações leves na construção civil

Modelo P 280 6x4 XT oferece capacidade de 28,5 toneladas e lidera em torque no segmento, com 1.200Nm
Por Redação em 12 de novembro de 2024 às 7h08
Scania lança caminhão para operações leves na construção civil
Foto: Divulgação/Scania
Foto: Divulgação/Scania

Durante a Fenatran 2024, realizada de 4 a 8 de novembro em São Paulo, a Scania apresentou o P 280 6x4 XT, caminhão de 7 litros voltado para aplicações leves no setor de construção civil. O novo modelo, posicionado como a opção de entrada da linha off-road da marca, é indicado para operações como caçamba de 14 metros cúbicos, munck, caçamba Roll On – Roll Off e bomba de concreto. O veículo possui um Peso Bruto Total (PBT) de 28,5 toneladas, considerado o maior da categoria, e uma Capacidade Máxima de Tração (CMT) de até 150 toneladas.

“Estamos completando nosso portfólio off-road com um modelo destinado a um segmento que pode representar até 10 mil unidades vendidas anualmente, dependendo do período,” afirma Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. Ele destaca que o P 280 XT é uma solução voltada ao uso urbano e para aplicações variadas fora de estrada, em operações que utilizam implementos como basculantes e betoneiras.

Além das aplicações na construção civil, o P 280 6x4 XT pode ser utilizado como veículo de apoio em operações de cana, madeira e mineração, segundo Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplicações da Scania. “Internamente chamado de ‘Light Construction’, o caminhão foi projetado para entregar robustez e eficiência. Seu motor de 7 litros desenvolve 280 cavalos e entrega um torque de 1.200Nm, o maior da categoria”, explica Marx.

O chassi com longarinas duplas foi projetado para garantir a robustez do modelo até mesmo em operações pesadas. De acordo com Marx, o boogie traseiro suporta 21 toneladas, enquanto o eixo dianteiro aguenta 7,5 toneladas. O caminhão conta com suspensão a mola, composta por três lâminas de 29mm na parte dianteira e molas parabólicas de 4 lâminas de 41mm na traseira. O eixo RBP835, com redutores nos cubos, distribui o torque de maneira eficiente, prolongando a durabilidade do conjunto em terrenos arenosos ou instáveis.

A cabine P, da Nova Geração Scania, equipada com o pacote XT, oferece robustez adicional para operações off-road. Entre as características estão grades de proteção nos faróis, retrovisores reforçados e um para-choque de aço de 150mm, que absorve impactos e amplia os ângulos de ataque e de saída, devido à elevação do chassi para o trabalho em terrenos irregulares.

O modelo também conta com a caixa de câmbio G25 de 14 marchas, que inclui uma marcha super-reduzida e uma ‘overdrive’. A marcha super-reduzida, com uma relação de 20,8:1, facilita a partida em terrenos de maior resistência, como areia e barro. Já a ‘overdrive’, com relação de 0,78:1, permite o alcance de maiores velocidades com menor rotação do motor, favorecendo a economia de combustível.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar