O Porto Itapoá anunciou uma nova linha de navegaçã, o Brazil Express (BRAZEX), operada pela empresa francesa CMA CGM. Essa adição reforça a posição estratégica do Porto Itapoá como um hub vital para a conexão entre portos brasileiros, o Caribe e os Estados Unidos, com escalas semanais.
Atualmente, o Porto Itapoá já oferece duas linhas de navegação para a América do Norte, consolidando sua reputação como um centro logístico crucial para o comércio internacional. No entanto, a inclusão da BRAZEX amplia ainda mais suas conexões e opções para os clientes que buscam eficiência e conveniência em suas operações.
A BRAZEX apresenta escalas em diversos portos-chave, incluindo Cartagena, na Colômbia, Kingston, na Jamaica, Veracruz, no México, e Houston e Nova Orleans, nos Estados Unidos. Isso não apenas atende às necessidades dos clientes com operações nessas regiões, mas também oferece uma rota estratégica para conexões adicionais em todo o continente americano.
O diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr., ressalta a importância da BRAZEX, afirmando: "É um serviço importante para os clientes que têm negócios com essas regiões, mas também podem usá-lo como conexão para outros pontos."
O primeiro navio do serviço BRAZEX em Itapoá foi o "Hans Shulte", que chegou em 31 de outubro. Este navio impressiona com seus impressionantes 277 metros de comprimento e capacidade para transportar até 5.600 TEUs (unidades equivalentes a contêineres de 20 pés) e opera sob a bandeira de Hong Kong.
A rotação do BRAZEX seguirá a seguinte sequência:
Nova Orleans - Houston - Veracruz - Kingston - Cartagena - Salvador - Santos - Navegantes - Itapoá - Paranaguá - Santos - Rio de Janeiro - Cartagena - Kingston - Nova Orleans.