A Jungheinrich anunciou durante a abertura da LogiMAT 2023, nesta terça-feira (25), o lançamento do Robô Móvel EAE 212a, ideal para o transporte flexível de piso a piso, com integração de ambientes em um curto espaço de tempo e escalabilidade para o futuro como nova ferramenta de modelagem. De acordo com a empresa, o modelo deve chegar ao Brasil a partir de 2024.
O produto é mais estreito do que um pallet europeu e possui um design de chassis patenteado pela multinacional alemã. O Robô Móvel Autônomo (AMR) é um equipamento de última geração que permite transporte manobrável, com velocidade de até 6 km/h e capacidade de carga com peso de até 1,2t.
LEIA TAMBÉM: Projeto do Senai utiliza drones e leitura de QR Codes para gerar inventário atualizado
"A solução concentra as tecnologias mais recentes para garantir facilidade na integração, desempenho e eficiência em qualquer ambiente de armazenamento existente. Isso é possível devido à interação coordenada entre o robô, o sistema de controle e a cadeia de ferramentas", pontua Vigold Georg, vice-presidente da companhia na América Latina.
A navegação acontece sem a necessidade de pontos de referências artificiais e, em função do seu alto grau de autonomia, o EAE 212a pode encontrar soluções próprias, sem a necessidade de intervenção humana. No quesito interação homem-máquina, a Jungheinrich desenvolveu o robô com foco na comunicação simples e intuitiva. Assim, e quando necessário, os colaboradores acessam as informações de maneira rápida e direta na estação de controle.