A Toyota lançou em janeiro no Brasil a empilhadeira TOYOTA 8FBE, que possui um sistema de detecção humana (SEnS+). O modelo destinado à prevenção de acidentes possui uma tecnologia totalmente exclusiva da empresa.
Ao detectar a presença humana, a máquina emite alarmes sonoros e luminosos como alerta. Em caso de maior proximidade, é acionada a reversão de sentido de movimento e alivia a aceleração da máquina. O resultado disso se deve ao sistema SEnS+, que através de sensores ópticos específicos, reconhece os contornos e as similaridades das formas humanas (cabeça, tronco, membros superiores e inferiores).
Sandro Gianello, gerente de Marketing da Toyota Empilhadeiras explica que esse reconhecimento acontece quando a máquina está se deslocando de ré. "Ou seja, quando o operador está manobrando olhando por cima do seu ombro e do contrapeso da máquina, de forma que a visibilidade direcional é menor ou parcialmente lateralizada à direita".
LEIA TAMBÉM: Toyota Industries Corporation adquire a Viastore
De acordo com a Toyota, o recurso se compara ao Sistema de Estabilidade Ativa (SAS), no qual a máquina monitora de maneira permanente os principais aspectos de equilíbrio do conjunto da máquina e carga, e toma decisões de bloqueio do eixo traseiro e de restrições a alguns movimentos para evitar tombamentos.
Apesar de estar disponível ao mercado internacional há pouco tempo, a empilhadeira foi apresentada oficialmente no evento Movimat, em novembro do ano passado, indo em dezembro para uma demonstração aos distribuidores da América Latina. A expectativa é que a partir de agora sejam realizadas demonstrações em campo para potenciais clientes.