A Beumer, multinacional fabricante de sistemas de intralogística, apresenta ao mercado seu novo sorter, chamado BG Sorter Compact CB. O equipamento de correia transversal tem como diferencial o aumento de rendimento da operação devido ao conceito de machine learning, utilizando análise de dados.
As informações obtidas no dia a dia tornam possível aprimorar continuamente a operação do equipamento, reconhecer em tempo hábil a necessidade de manutenção e também otimizar a gestão de sistemas. Tudo isso ainda gera um impacto positivo sobre os custos do ciclo de vida do produto.
“Com a análise de dados conseguimos armazenar grandes quantias de dados em nossos sorters e avaliá-los de forma objetiva, o que nos mostra onde há espaço para melhorias”, explica Thomas Wiesmann, diretor de Vendas de Sistemas de Logística no Beumer Group em Beckum, na Alemanha. “Um fator decisivo é o acesso contínuo aos dados, em tempo real, de cada área da máquina”, completa o executivo.
É possível monitorar em detalhes os fluxos de materiais e o trajeto do sorter. O operador pode, por exemplo, utilizar um código de cores para tornar visíveis gargalos ou, com a ajuda de um filtro temporal, incluir dados históricos na exibição. O suporte da análise de dados também facilita a manutenção do equipamento, permitindo a substituição de um componente somente quando necessário, e não em um ciclo fixo, por exemplo, bem como a definição de medidas de manutenção com antecedência.