A Pitney Bowes, multinacional especializada em gestão logística, envio de documentos, encomendas e pacotes, disponibiliza a linha de soluções de cubagem OneShip. A novidade chega com a meta de processar a medição de diversos tipos de pacotes, encomendas, caixas e envelopes, capturando instantaneamente suas dimensões e pesos.
A linha é composta por cinco produtos: OneShip One, OneShip Dinamica Standard, OneShip Dinamica Premium, OneShip Sorter e OneShip Desk. Cada um conta com características específicas para atender às necessidades de empresas de todos os portes. Para o caso de grandes empresas com centros de distribuição complexos, a linha pode ser utilizada para diferentes aplicações, como separação de pedidos, classificação por rotas de entrega ou distribuição e conferência de notas fiscais.
O CEO da Pitney Bowes no Brasil, Silvio Maemura, afirma que as soluções garantem mais velocidade, segurança e eficiência na obtenção de dados, já que dispensam o trabalho manual. “O objetivo dessa tecnologia é fazer com que o processo de entregas ocorra integrado ao ERP, em velocidade, sem erros e gerando custos mínimos para as empresas, tudo para que o cliente sinta-se encantado com a experiência da entrega”, diz.
Maemura conta que um dos motivos pelos quais a empresa decidiu investir no desenvolvimento da linha OneShip é que o serviço postal brasileiro aceita envio de encomendas dentro de caixas de diferentes tamanhos, o que abriu uma oportunidade de aprimorar a forma como a cubagem era realizada. Outro ponto é o fato de que muitas agências dos Correios ainda realizam a cubagem manual, por meio de fita métrica, o que deixa o processo suscetível a equívocos próprios de quando há envolvimento humano. “Enquanto no processo manual as medidas são aproximadas, sem precisão ou velocidade, com o apoio da tecnologia o processo ganha muito mais assertividade”, garante o CEO.
Para unitizar as cargas, é preciso colocar a encomenda em um dos cinco equipamentos que compõe a linha OneShip. Depois, o sistema já envia os dados de cubagem. Os aparelhos possuem leitores de código de barras que trazem informações sobre origem e destino, possibilitando, assim, o envio de dados sobre a encomenda ao sistema de logística para que o valor de frete seja processado e faturado.