.
A Volvo do Brasil anunciou o lançamento de mais um veículo na família de caminhões vocacionais pesados da marca. Trata-se do FM 12 420 8x4, que terá sua produção iniciada em setembro deste ano, na planta da Volvo em Curitiba, única da marca no País. O novo caminhão chega equipado com um motor de 12 litros de 420 cv, e configuração de eixos 8x4, ideal para operações que exigem um veículo com maior capacidade de carga sobre o chassi, como mineração e construção civil.
Os 8x4 foram criados para trabalhos que necessitem de veículos mais robustos e que possam circular em áreas de topografia acidentada. "É um caminhão para quem precisa de grande produtividade", afirma Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo no Brasil. O veículo possui 49,4 toneladas de capacidade de Peso Bruto Total (PBT).
"O trem-de-força foi concebido para fazer o caminhão vencer as dificuldades das operações mais severas, garantindo maior durabilidade dos componentes e, consequentemente, maior vida útil e menor custo operacional", completa Fedalto. Mesmo com sua grande capacidade de carga, o FM 8x4 é um caminhão ágil e fácil de operar. O veículo tem um segundo eixo direcional que facilita o controle da direção e aumenta consideravelmente o raio de giro. "É um caminhão ideal para operações em mineração e para canteiros de obras", afirma Fedalto.
O novo vocacional Volvo chega ao mercado brasileiro pelo preço médio de R$ 420 mil, sem a implementação de caçamba. Para este ano, já estão sendo negociadas de 40 a 80 unidades, com dois clientes de grande porte. A expectativa é que nos próximos anos, sejam vendidas de 300 a 460 unidades por ano do novo caminhão, em toda a América Latina. A preocupação em atender melhor os clientes brasileiros não é injustificada: em 2004, o Brasil foi o terceiro maior mercado da Volvo no mundo inteiro.
Marco histórico
No mês de junho, a Volvo do Brasil atingiu um número histórico: foi produzido o caminhão de número 100 mil da marca em território nacional. A primeira unidade da Volvo no Brasil foi fabricada em 1980, um caminhão modelo N10. Desde então, os caminhões já passaram por seis gerações diferentes e várias transformações tecnológicas e de design. "Temos hoje uma nova era de caminhões: mais econômicos, com maior disponibilidade e com alto grau de tecnologia embarcada", declara Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil.
O caminhão número 100 mil, modelo FH12 420 cv 4x2, foi adquirido pela empresa Rodoviário Schio Ltda., operador logístico sediado em São Paulo. Especializado em transporte de cargas frigorificadas, o Rodoviário Schio utilizará o caminhão em uma operação de movimentação de alimentos entre São Paulo e Santiago, no Chile. "Confiança, conforto e baixo consumo de combustível são algumas das características que nos fazem escolher o caminhão Volvo", declara José Schio, diretor da empresa.
www.volvo.com.br
www.schio.com.br