A Volkswagen Caminhões e Ônibus mostrou ao mercado seu primeiro protótipo de supercaminhão canavieiro, o Constellation 31.280 8x4, que chega para potencializar a produtividade nas lavouras. O supercaminhão tem dimensões e especificação técnica para conferir robustez às operações. O equipamento tem eixos dianteiros tubulares com capacidade para 8 toneladas e bitola de 3 metros, intercambiáveis à suspensão original. O prolongamento lateral do chassi foi realizado por meio de uma estrutura rígida facilmente acoplada a ele. O eixo traseiro tem redução no cubo, ampliando a robustez.
Essa inovação no prolongamento permitiu o deslocamento da suspensão e freios, proporcionando mais estabilidade lateral do veículo em terrenos inclinados, otimizando a distribuição das cargas e assim minimizando os esforços sobre os eixos. Graças à tração 8x4, o veículo traz alta capacidade de carga e mais estabilidade.
Por fora, o protótipo conta com pneus de alta flutuação, que minimizam qualquer dano à lavoura, aumentam a tração e desempenho na operação. Ele é implementado com aplicador de vinhaça em alto volume, de 22,5 mil litros.
A novidade conta, ainda, com transmissão automática, mais robusta para aplicação off-road, o que confere maior disponibilidade e elimina uso da embreagem. Assim, a operação ocorre sem trancos ou solavancos, com menos custo operacional, mais segurança e conforto ao motorista na condução. Ela combina-se à caixa de direção hidráulica com assistência eletrônica e sistema de auxílio de partida em rampa, que aumenta a segurança na operação.
Outra vantagem é o motor de 6,9 litros, seis cilindros e potência de 277 cavalos, 1.050 Nm de torque e tecnologia EGR (Recirculação de Gases de Escape), que dispensa o Arla 32. A tomada de força de série é um diferencial, pois pode ser utilizada com o veículo em movimento.
A engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus projetou as modificações necessárias junto com o BMB, seu centro exclusivo de modificações, que deu suporte e instalou também o kit Canavieiro sob medida. Ele traz com diversos itens que adaptam o caminhão à operação no segmento sucroalcooleiro, como grade de proteção frontal quebra mato, escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador peito de aço, protetor de alternador contra palha, protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio) e chicote elétrico e tomada de força.