O exército russo avançou em direção à cidade de Pokrovsky, localizada em uma região estratégica para a logística ucraniana. Com rodovias e ferrovias essenciais para o abastecimento das tropas de Kiev, a cidade tem sido alvo de intensos ataques, e, na última quarta-feira (29), forças russas conquistaram um território significativo ao sudoeste da área.
De acordo com a agência Reuters, o controle de Pokrovsky facilitaria o avanço russo em direção ao oeste, aproximando Moscou de Kiev e de Dnipro, um dos principais centros logísticos da Ucrânia. Tropas russas já posicionaram drones e artilharia ao redor da cidade, dificultando o acesso dos cerca de 7.000 moradores que ainda permanecem na região. Antes da guerra, a população local era de aproximadamente 60.000 pessoas.
Michael Kofman, analista do Fundo Carnegie para Paz Internacional, destacou que o domínio de Pokrovsky e Dnipro permitiria à Rússia consolidar sua própria infraestrutura logística. "Eles estão construindo e reparando linhas férreas atrás das linhas de frente, o que facilita o avanço na região de Dnipropetrovsk", explicou à Reuters.
Embora Dnipropetrovsk não esteja entre os territórios formalmente reivindicados por Moscou, tropas russas estão a apenas 5 km da fronteira da região, ampliando a ameaça de uma nova ofensiva.