As cadeias de suprimentos globais, elementos essenciais para o comércio internacional, passam por uma transformação significativa devido às tensões comerciais entre Estados Unidos e China. Em 2025, esses dois países continuam a disputar posições estratégicas, impactando diretamente as operações de empresas em diversos setores.
Cenário geopolítico e comercial
Os atritos comerciais entre as duas maiores economias do mundo incluem disputas tarifárias, restrições tecnológicas e debates sobre propriedade intelectual. Medidas como a aplicação de tarifas sobre aço e produtos tecnológicos, além de sanções a empresas chinesas, têm levado empresas a reconsiderarem suas dependências de fornecedores na China.
Como consequência, países como México, Brasil e outras nações latino-americanas vêm sendo apontados como alternativas viáveis para produção e logística, oferecendo soluções mais próximas e com custos competitivos.
Impactos nas cadeias de suprimentos
As restrições comerciais elevaram custos e ampliaram os prazos logísticos em setores como manufatura, tecnologia e transporte. Exemplos incluem:
Nearshoring como estratégia
O nearshoring, ou realocação de operações para países próximos aos mercados consumidores, tornou-se uma abordagem central para muitas empresas. Neste contexto, México e outros países da América Latina emergem como opções estratégicas, beneficiados por fatores como proximidade geográfica com os Estados Unidos, custos competitivos e acordos comerciais como o T-MEC.
Adaptação tecnológica
Tecnologias emergentes estão sendo adotadas para aumentar a resiliência das cadeias de suprimentos:
Orientações para empresas
Diante das mudanças, as empresas têm adotado estratégias para se adaptar:
A transformação nas cadeias de suprimentos é irreversível, representando tanto desafios quanto oportunidades. Para a América Latina, o momento consolida sua relevância como alternativa em um cenário geopolítico complexo. A adaptação e a inovação serão essenciais para empresas que desejam manter sua competitividade em um mercado global em constante mudança.
*Com informações de The World Logistics.