O mercado peruano de veículos comerciais pesados apresentou um crescimento significativo em outubro, atingindo a venda de 1.592 unidades, compreendendo 1.128 caminhões, 253 cavalos mecânicos e 211 ônibus e micro-ônibus. Esses números representam um aumento de 19,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela Associação Automotriz do Peru (AAP).
Os segmentos de caminhões e ônibus lideraram esse crescimento, registrando um aumento de 20,6% e 59,8%, respectivamente, enquanto os cavalos mecânicos apresentaram uma leve queda de 4,6%.
No acumulado de janeiro a outubro, os caminhões e cavalos mecânicos totalizaram 12.560 unidades, uma redução de 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já os ônibus e micro-ônibus tiveram uma queda de 7,5%, com 1.913 unidades vendidas.
Alberto Morisaki, gerente de estudos econômicos da AAP, destacou que o segmento de caminhões experimentou seu quarto mês consecutivo de aumento nas vendas, impulsionado pela demanda do setor de mineração, que cresceu 11,1% este ano.
Apesar do otimismo em relação às vendas de ônibus e micro-ônibus em outubro, Morisaki observa que o segmento ainda não recuperou completamente o dinamismo pré-pandemia. Fatores como a queda do investimento privado e o alto índice de gratuidade no transporte urbano impactaram a sustentabilidade financeira de algumas empresas.
Quanto às marcas, no segmento de caminhões, a Isuzu liderou com 17,3% de participação de mercado, seguida pela Volvo, Fuso, Hino e Mercedes-Benz. Na categoria de tractocaminhões, a Volvo ficou em primeiro lugar, seguida pela Scania e Freightliner. A Mercedes-Benz liderou nas vendas de ônibus e micro-ônibus, seguida pela Foton e Fuso.
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