Ibovespa
126.922,11 pts
(-0,99%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,75%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,60%)
Euro
R$ 6,09
(-0,27%)

Mercedes-Benz entrega primeiro eActros à Dachser

Veículo será aplicado em operações de entregas urbanas
Por Redação em 14 de março de 2022 às 10h11 (atualizado em 18/03/2022 às 17h44)
Mercedes-Benz entrega primeiro eActros à Dachser

A Mercedes-Benz entregou um dos primeiros eActros, caminhão elétrico de produção em série movido a bateria, à empresa prestadora de serviços de logística Dachser. A CEO da Mercedes-Benz Trucks, Karin Rådström, entregou um eActros 300 a Stefan Hohm, executivo chefe da área de Desenvolvimento (CDO) e membro do Conselho de Administração da Dachser.

A Dachser informa que está planejando incluir outros eActros em sua frota de veículos como parte de sua estratégia de proteção climática. “O eActros de produção em série é um componente importante do nosso conceito de entregas urbanas, que atualmente estamos expandindo para onze regiões metropolitanas europeias”, explica Hohm  

Segundo o executivo, o  eActros demonstrou seu valor no dia a dia em Stuttgart, especialmente quando se trata de entregas livres de emissões de mercadorias em paletes para os clientes. “Nós também vemos algum potencial em sistemas de serviços de transporte regulares para o caminhão totalmente elétrico. Acreditamos que o veículo encontrará uma ampla gama de aplicações em logística sustentável de carga.”

Mercedes-Benz entrega primeiro eActros à Dachser
Divulgação

Em Stuttgart, a Dachser entrega cargas em geral com o eActros para seus clientes no centro da cidade, especialmente no caso de remessas paletizadas que são muito grandes e pesadas para envio como remessa de encomendas. Além disso, o caminhão elétrico, em conjunto com um Fuso eCanter (de 7,5 toneladas), abastece uma pequena central de logística no centro da cidade com remessas, que são então distribuídas ao longo da última milha com bicicletas de carga com suporte elétrico.  

Todas as remessas de carga geral em uma área definida são entregues pela Dachser, isentas de emissões locais de CO2 e óxido de nitrogênio. O eActros só é carregado com eletricidade verde na filial da Dachser em Kornwestheim.

Para a aplicação, o e-truck foi configurado com uma configuração de tração 4x2 e uma carroceria baú. O caminhão de 19 t foi produzido no ano passado após o início da produção em série e agora foi oficialmente entregue em uma reunião após a aprovação do financiamento federal.  

“Estamos muito orgulhosos de que um fornecedor de logística inovador como a Dachser tenha optado pelo eActros e esteja demonstrando confiança em nós através da encomenda de vários veículos, incluindo os nossos serviços abrangentes. A Dachser tem sido uma empresa parceira importante durante o desenvolvimento do eActros, desde o protótipo até o veículo de produção em série, e esperamos continuar nossa forte parceria com a Dachser rumo ao transporte com zero emissões”, diz Karin.

Autonomia  

As baterias do eActros podem ser compostas por três (eActros 300) ou quatro baterias (eActros 400), cada uma com uma capacidade instalada de 112 kWh[1] e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh[2]. Equipado com quatro baterias, o eActros 400 tem uma autonomia de até 400 quilômetros. O coração tecnológico do caminhão elétrico é sua unidade de propulsão, que consiste em um eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades.  

Os dois motores refrigerados a líquido fornecem uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW. Além disso, a energia elétrica pode ser recuperada por meio de recuperação ao dirigir com previsibilidade. A energia recuperada pela frenagem é realimentada nas baterias do eActros e fica novamente disponível para alimentar o veículo. O eActros pode ser carregado com até 160 kW. Em uma estação de recarga rápida DC convencional com uma corrente de recarga de 400A, as três baterias demoram pouco mais de uma hora para recarregar de 20% da capacidade para 80%[4].

Os dois motores elétricos fornecem potência constante com alto torque de partida. O torque fornecido imediatamente pelos motores elétricos e a transmissão de duas velocidades garantem a aceleração, um conforto de condução e uma dinâmica de condução que permite uma condução tranquila e menos estressante do que um caminhão convencional movido a diesel.  

Além disso, o baixo centro de gravidade ajuda nas curvas. O nível de ruído interno foi reduzido em 10 dB – correspondendo aproximadamente a metade do nível de ruído perceptível – o que também contribui para aumentar o conforto do motorista em operação com carga total. As entregas noturnas também são possíveis graças ao baixo nível de ruído. Em contraste com um caminhão a diesel, também há uma vibração consideravelmente menor.

Aquisição

Os veículos são fornecidos pelo Mercedes-Benz Bank com ServiceLeasing e são subsidiados de acordo com a norma de financiamento Climate-friendly commercial vehicles do Ministério Federal da Digitalização e dos Transportes (BMDV).  

Os eActros produzidos em série estão sendo financiados pelo Ministério Federal da Digitalização e dos Transportes com um total de 10,77 milhões de euros como parte da diretiva sobre a promoção de veículos comerciais leves e pesados com sistemas de propulsão alternativos e ecológicos e a infraestrutura de reabastecimento e recarrega a eles associados (KsNI).  

As diretrizes de financiamento são coordenadas pela Organização Nacional de Hidrogênio e Tecnologia de Células de Combustível (NOW GmbH) e os pedidos são aprovados pelo Ministério Federal de Transporte de Cargas.  

“O financiamento apoia a disseminação de veículos comerciais com sistemas de propulsão ecológicos e, assim, contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, melhorar a qualidade do ar nas cidades e a proteção contra o ruído. Os players de logística estão tomando a iniciativa aqui e estão se envolvendo na eletrificação do transporte de carga pesada”, pontua o diretor Administrativo da NOW GmbH, Kurt-Christoph von Knobelsdorff.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar