A Iveco divulga que realizou a maior negociação de pesados movidos a combustíveis alternativos da América do Sul. Ao todo, foram 35 unidades do Stralis NP GNL (Gás Natural Liquefeito) 4x2 Euro VI, impulsionado pelo motor FPT Cursor 13, da FPT Industrial, à empresa de transporte chilena San Gabriel, que atende companhias como a cervejaria AB InBev.
“É uma grande satisfação participar do crescimento da Iveco na América do Sul, onde somos pioneiros no uso de energias alternativas. Nossos produtos da linha Natural Power reduzem a emissão de gases nocivos e a poluição no transporte, além de beneficiar a operação do transportador. Temos o compromisso sólido de oferecer energia limpa para o transporte na região”, diz o líder da Iveco na América do Sul, Márcio Querichelli.
Para a San Gabriel, a aquisição da nova frota será um diferencial para os clientes pela autonomia, conforto e pela tecnologia sustentável dos novos caminhões. A empresa terá um posto de abastecimento de combustível em Linares, a 300 km de Santiago, capital chilena, e percorrerá até 1.500 km abastecendo uma única vez, circulando por várias rotas até o sul do Chile.
“Temos um grande compromisso com o meio ambiente e com nossos clientes e trabalhamos para fazer alianças estratégicas no continente, oferecendo nosso amplo portfólio de produtos e serviços”, conta o diretor Comercial de Exportação da Iveco na América do Sul, Marcelo Leonardi.
Os caminhões que percorrerão as rotas chilenas garantem, de acordo com a montadora, redução de 60% de NOx e de 99% de partículas, emitindo 95% menos CO2 graças ao uso de bioGNL. Além disso, eles oferecem um ambiente mais silencioso com nível Piek 71 dB mais baixo. Os veículos possuem dois tanques de 540 litros cada e oferecem uma autonomia de até 1.600 km dependendo da operação da transportadora, sendo o modelo empregado para viagens de longa distância.
O Stralis NP GNL conta ainda com programa eletrônico de estabilidade (ESP), sistema de freio automático de emergência (AEBS), sistema de avaliação dos motoristas (DSE) e suporte ao motorista (DAS), que avaliam em tempo real o estilo de condução da transportadora e oferecem indicações para melhorias e para atingir o máximo potencial de economia e eficiência do veículo.