A Man Latin America concretizou a comercialização de caminhões do modelo VW Constellation 31.320 para o Grupo Cim, importador localizado na Nicarágua, que os vendeu ao Grupo Pantaleon, um dos maiores produtores de cana-de-açúcar da América Central. O primeiro engenho a utilizá-los fica na cidade de Chinandega, localizada a 140 quilômetros da capital Manágua.
Com o negócio, a montadora amplia sua atuação na região. Vale lembra que, juntamente com o novo país, a empresa conta, agora, com estrutura própria de vendas e assistência técnica em Honduras, Guatemala e Panamá. A venda também faz parte da estratégia da Man Latin America de fortalecer sua presença na América Central e no Caribe, onde, segundo dados da companhia, o mercado anual de caminhões e ônibus acima de 3,5 toneladas de peso bruto total é de aproximadamente 14.500 unidades.
Além de abrir mercado, os primeiros caminhões fazem história por substituirem os tratores pela primeira vez na colheita de cana-de-açúcar e transbordo para uma semeadora na região. O gerente de frota da Pantaleon, Rommel Zelaya Gutierrez, explica que esses procedimentos nunca haviam sido feitos por um caminhão, sendo sempre realizados por tratores. A inovação é motivada pelo aumento da produtividade no processo de colheita e semeio, já que os tratores têm limite de carga nos reboques e na manobra na plantação.
Segundo Zelaya, o caminhão VW é mais compacto e leva os implementos de colheita diretamente no chassi rígido, facilitando as manobras e agilizando a colheita. Para operá-los, os condutores da companhia nicaraguense contaram com treinamento de uma equipe brasileira da Man Latin America.