O ministro da Secretaria de Portos (SEP), Hélder Barbalho, assinou, na última quarta-feira, dia 23 de março, uma autorização para novos investimentos no Porto de Antonina (PR), no valor de R$ 114,18 milhões.
O projeto de desenvolvimento da estrutura portuária prevê a ampliação do cais do Terminal Ponta do Félix em 170 metros, a construção de uma linha de atracação onde irá operar o terceiro berço do porto, de um ramal ferroviário interligando o Ponta do Félix ao Terminal Público Barão de Teffé e de um armazém graneleiro de 18 mil m², destinado especialmente a operações com fertilizantes, com capacidade estática para 120 mil toneladas.
“A ampliação do terminal fortalece o Porto de Antonina, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico”, afirmou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino. O objetivo é aumentar em 850 mil toneladas a movimentação anual de Antonina, chegando a 2,3 milhões de toneladas. A solicitação dos investimentos foi feita em 2011 e passou pela aprovação da Appa e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
“Serão 4 milhões de toneladas a mais movimentadas gradativamente nos próximos quatro anos. Esses investimentos vão possibilitar diversificar a movimentação de carga e também trazem perspectiva de desenvolvimento para a cidade e para a região”, disse o diretor-presidente do Terminal Ponta do Félix, Valdécio Bombonatto.