A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) sinalizou, na última quarta-feira, 15 de agosto, o local dos trabalhos de retirada dos fragmentos decorrentes da derrocagem da pedra de Tefée, localizada no canal de navegação, em frente aos armazéns 25 e 26, do Porto de Santos. A derrocagem integra a obra de aprofundamento do canal de navegação para 15 metros e seu alargamento para 220 m. A companhia informa, ainda, que até amanhã, sábado, serão realizados trabalhos de desagregação dos fragmentos, para facilitar sua retirada. A partir de então, começa a retirada desse material.
O material será, inicialmente, transportado e colocado em cavas profundas do canal de navegação e, posteriormente, transportado para o cais do Valongo, onde segue, por caminhões, para locais preestabelecidos pelos municípios de Santos e Guarujá e aprovados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A previsão é concluir esses trabalhos em frente ao terminal para passageiros até o final de setembro e iniciar a retirada dos fragmentos da pedra de Itapema no início de outubro, concluindo-se esta etapa no final daquele mês. As rochas foram perfuradas por meio da embarcação chinesa especializada neste tipo de atividade, a Yuan Dong 007, que possui dez torres de perfuração. No decorrer da obra foram produzidos furos nas pedras e introduzidos explosivos para detonação. No total, serão retirados, aproximadamente, 50.208 toneladas de fragmentos.