Companhia investe em infraestrutura para sustentar e expandir operações de monitoramento e gerenciamento de informação logística 24 horas
Em comemoração aos seus 25 anos, o Grupo Apisul, companhia gaúcha que presta serviços de seguros, gestão de riscos e inteligência logística para transportes de carga, inaugurou, no último dia 04 de novembro, sua nova sede própria, em Porto Alegre.
Denominado Condomínio Empresarial Marcelo Cunha, o novo prédio conta com sete andares e uma área construída de 5.100 m2 que garantem o espaço necessário para absorver o crescimento de 20 a 25% ao ano previsto pela companhia. “Nós tínhamos uma limitação de espaço físico e hoje temos até mesmo espaço reservado para novos clientes. O prédio foi dimensionado prevendo o crescimento da empresa”, acrescenta Fábio Sena, gerente de operações da companhia.
A Apisul Logística, braço do grupo especializado no controle físico de rotas rodoviárias, fornece aos clientes da companhia inteligência logística que auxilia na otimização da frota e na redução de custos no transporte. Além de trabalhar com o monitoramento via satélite dos veículos, a companhia possui ainda 23 Postos Avançados (PAs) localizados em pontos de abastecimento espalhados pelo Brasil.
Os PAs, que funcionam 24 horas por dia, acompanham de perto os veículos não monitorados por satélite, inspecionando e orientando o motorista, além de servirem como locais seguros para pernoite. Para o vice-presidente de operações da Apisul, José Bento Di Napoli, apesar da queda gradual do número de veículos não monitorados por satélite, os PAs não se tornam obsoletos, pois proporcionam à companhia um valioso conhecimento das estradas de todo o país. “É importante para nós, do ponto de vista operacional, termos uma pessoa residente na rodovia. Os PAs são mantidos justamente pela importância presencial”, conta Di Napoli.
Por meio do ApisulLog, um software de inteligência logística desenvolvido pelos profissionais de tecnologia da informação do próprio Grupo Apisul, o cliente pode acompanhar em tempo real todo o processo operacional de sua frota durante o transporte da carga. O software, acessado via web, utiliza a Plataforma Integra, também desenvolvida pela Apisul, para integrar as diversas tecnologias de monitoramento disponíveis no mercado.
Segundo Di Napoli, a atuação da Apisul junto a seus clientes na utilização da inteligência logística foi um processo natural que se desenvolveu com o tempo e o know-how adquirido pela empresa. “A partir de nossas experiências com monitoramento de cargas, fomos desenvolvendo uma forma de entender os dados e utilizá-los como elementos de avaliação da progressão das viagens”, explica o executivo.
A modernização da sede do grupo se fez necessária também devido à ininterrupção que o serviço de monitoramento demanda da estrutura da companhia. Segundo Di Napoli, algumas empresas, como AmBev e Pão de Açúcar, utilizam o ApisulLog para gerenciar todas as suas atividades e acompanhar os resultados logísticos. “Como operamos de forma contínua, são necessários geradores, no breaks, centrais telefônicas inteligentes e monitoradas, para que os serviços se mantenham em funcionamento e preparados para qualquer adversidade. Nosso data center sustenta todas essas operações 24 horas por dia”, diz. Sérgio Casagrande, vice-presidente da companhia, vai além. “Todas as empresas precisam de informação logística hoje em dia. Temos clientes que param a distribuição se o ApisulLog parar também”, completa.
Casagrande ressalta que a inauguração do novo prédio da Apisul, além de colaborar com a estrutura das operações, visa o futuro da companhia. “Esta nova sede representa uma grande tranquilidade para trabalharmos sem riscos operacionais e ainda proporciona a centralização da gestão e a possibilidade de crescimento da empresa em um mesmo espaço físico”, conclui o vice-presidente.
Atualmente, a Apisul monitora mais de 40 mil veículos em cerca de 200 mil viagens por mês em todo o território nacional.