Armazém centraliza as mercadorias da empresa. Meta é aumentar a produtividade
A Kärcher Brasil, empresa alemã que produz equipamentos de limpeza, como lavadoras de alta pressão, aspiradores, lavadoras e secadoras de piso, varredeiras, extratores e limpadoras a vapor, inaugurou, na última quarta-feira, dia 07 de outubro, seu centro de distribuição na cidade de Paulínia (SP). O empreendimento, que demandou investimento de 1,6 milhão de euros e realizará envios para todo o Brasil e América Latina, conta com 5.700 metros quadrados de área de armazenagem e tem 2.500 posições-palete para a armazenagem de produtos acabados e matéria-prima, 1.500 para peças destinadas ao abastecimento da linha de montagem e 5.000 para itens de pós-venda. Cerca de 55 funcionários serão responsáveis pela manipulação dos produtos.
O gerente de Logística, Maurício Medeiros, conta que antes da inauguração a companhia utilizava o armazém de 2.500 metros quadrados e 1.500 posições-palete de uma empresa parceria, além de uma área de mil metros quadrados, com 400 posições-palete, dentro da fábrica. O executivo comemora abertura do CD e demonstra otimismo. “Tínhamos 2% de quebra no inventário. Nossa meta, agora, é reduzir para 1% em seis meses”, diz.
Medeiros enumera outros problemas, como divergência no estoque – erro no número de itens armazenados – e baixa produtividade devido à falta de fluxo das mercadorias. Com a mudança, o gerente anuncia que a companhia adotará, de fato, o Kanban, sistema de alimentação da linha de acordo com a necessidade.
Quanto aos custos, o gerente diz que não tem como mensurar a redução no operacional, uma vez que não havia medição de todos os índices. Ele comemora, porém, o fato de a companhia não mais pagar os R$ 600 mil anuais à empresa terceirizada responsável pela armazenagem e movimentação dos itens.