Profundidade será aumentada para 18 metros no canal externo; mês de maio computa movimentação de 1.065.195 toneladas de grãos
O Ministro-Chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, assinou ontem, dia 04 de junho, o contrato com o consórcio formado pelas empresas Odebrecht e Jan de Nul para a realização da dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto do Rio Grande (RS). Com as obras, a profundidade passará dos atuais 14 para 18 metros no canal externo (fora dos Molhes da Barra) e de 14 para 16 metros no canal interno (entre os Molhes e o píer petroleiro).
Ao todo, serão dragados 16 milhões de metros cúbicos com aplicação de R$ 196 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinados ao Programa Nacional de Dragagem (PND) instituído pela SEP. A previsão é que as obras sejam iniciadas ao final da primeira quinzena do próximo mês de agosto.
Com o aprofundamento, os navios que atualmente operam em Rio Grande (pós-panamax) e não utilizam sua capacidade máxima de carga, devido ao calado, poderão completar sua carga, reduzindo, assim, os custos de frete. Além disso, com um calado maior o porto terá condições de se habilitar para captar, concentrar e tratar cargas oriundas da Bacia do Prata, como grãos da Argentina, Paraguai e Bolívia, minério de Mato Grosso do Sul e da Bolívia, madeiras do Uruguai e contêineres da Argentina, Uruguai e Paraguai.
O superintendente do terminal, Janir Branco, comemorou a notícia. “O bom momento que o porto vive com novos investimentos públicos e privados está sendo completado com a assinatura desse contrato que viabilizará o aumento da capacidade de nosso porto, colocando-o em um novo patamar frente aos portos mundiais”, diz.
Resultados
Ainda no Porto do Rio Grande, o mês de maio marcou o recorde de movimentação para os terminais graneleiros Termasa e Tergrasa, localizados no Superporto do Rio Grande. No quinto mês do ano, foram operadas 1.065.195 toneladas
A maior movimentação foi a de soja com 945.455 toneladas, seguida pelo trigo com 50 mil toneladas, cavaco de madeira com 38.153 toneladas e arroz com 31.587 toneladas. A soja, que ocupa o primeiro lugar no ranking de mercadorias do porto rio-grandino, foi a responsável por 88,7% do total de cargas operadas no mês de maio nos dois terminais. A China foi o principal destino da soja, respondendo por 82% do total movimentado em maio, seguida pela Alemanha (12%), e Coréia (6%).