Instalação de estaleiro e fabricação estão previstos no contrato entre Transpetro e Atlântico Sul
O presidente Luis Inácio Lula da Silva assina hoje em Suape (PE) o contrato entre a Transpetro, subsidiária da Petrobras, e o estaleiro Atlântico Sul, da Camargo Corrêa. Os novos negócios prometem oportunidades de emprego para a mão-de-obra de Pernambuco, tanto nas obras de construção do estaleiro quanto na produção dos dez navios petroleiros do tipo Suezmax, que terão orçamento de US$ 1,210 bilhão.
Com investimentos de US$ 220 milhões, o estaleiro terá capacidade para fabricar navios e plataformas de petróleo, gerando dois mil empregos na fase de construção, mais cinco mil empregos diretos e 20 mil indiretos na operação. Serão 18 meses para a conclusão das obras e o primeiro navio deverá ser entregue em 36 meses – os demais deverão ficar prontos a cada quatro meses.
O Complexo Industrial Portuário de Suape entra em uma nova fase da história do desenvolvimento da região com a construção do estaleiro, por ser o porto a iniciar a retomada da indústria naval brasileira, que estava desativada há 20 anos. O programa de modernização e expansão da frota da Transpetro foi reeditado pelo Governo Federal e, nessa primeira fase, está prevista a construção de 26 petroleiros por diversos estaleiros do país.