A nova pista terá 21,5 quilômetros de extensão, sendo 17 quilômetros em túneis e 4 quilômetros em viadutos. Um dos túneis terá 6 quilômetros, o maior do Brasil. A estrutura contará com duas faixas de rolamento, um acostamento reversível em faixa de tráfego e inclinação média de 4%, visando maior segurança para veículos pesados. Túneis paralelos de emergência também serão incluídos no projeto.
A capacidade total do Sistema Anchieta-Imigrantes será ampliada em 25%, enquanto o fluxo de caminhões terá aumento de 145%, otimizando o transporte para o Porto de Santos. A obra conectará o quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes ao quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, com acesso ao Rodoanel Mário Covas e ao Polo Industrial de Cubatão.
Após o lançamento, a concessionária iniciará o desenvolvimento do projeto funcional, seguido pelos projetos básico e executivo. Estes documentos detalharão as características técnicas, métodos construtivos e prazos. O processo de licenciamento ambiental, necessário para a execução, deve ser concluído até o primeiro semestre de 2026.
A autorização para o projeto foi concedida em janeiro de 2024, com prazo de dois anos para a elaboração dos materiais, prorrogáveis por mais um ano. Estudos de tráfego, avaliações geológicas e relatórios de impacto ambiental fazem parte das etapas previstas antes do início das obras.