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Governo de São Paulo anuncia projeto para construção da terceira pista na Rodovia dos Imigrantes

Nova pista visa aumentar a capacidade de transporte e melhorar a logística no Sistema Anchieta-Imigrantes
Por Redação em 15 de janeiro de 2025 às 7h15
Governo de São Paulo anuncia projeto para construção da terceira pista na Rodovia dos Imigrantes
Foto: Divulgação/Ecovias
Foto: Divulgação/Ecovias

O Governo de São Paulo apresentou o projeto para a construção de uma terceira pista na Rodovia dos Imigrantes, que conectará o Planalto à Baixada Santista. A obra faz parte de uma parceria entre o Estado e a concessionária Ecovias, com autorização concedida pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).

A nova pista terá 21,5 quilômetros de extensão, sendo 17 quilômetros em túneis e 4 quilômetros em viadutos. Um dos túneis terá 6 quilômetros, o maior do Brasil. A estrutura contará com duas faixas de rolamento, um acostamento reversível em faixa de tráfego e inclinação média de 4%, visando maior segurança para veículos pesados. Túneis paralelos de emergência também serão incluídos no projeto.

A capacidade total do Sistema Anchieta-Imigrantes será ampliada em 25%, enquanto o fluxo de caminhões terá aumento de 145%, otimizando o transporte para o Porto de Santos. A obra conectará o quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes ao quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, com acesso ao Rodoanel Mário Covas e ao Polo Industrial de Cubatão.

Impactos logísticos e ambientais
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a nova pista contribuirá para o crescimento do Porto de Santos e aumentará a eficiência no transporte de cargas. O projeto considera a redução de impactos ambientais, utilizando estradas de serviço existentes e limitando pontos de entrada para as obras.

Desenvolvimento do projeto

Após o lançamento, a concessionária iniciará o desenvolvimento do projeto funcional, seguido pelos projetos básico e executivo. Estes documentos detalharão as características técnicas, métodos construtivos e prazos. O processo de licenciamento ambiental, necessário para a execução, deve ser concluído até o primeiro semestre de 2026.

A autorização para o projeto foi concedida em janeiro de 2024, com prazo de dois anos para a elaboração dos materiais, prorrogáveis por mais um ano. Estudos de tráfego, avaliações geológicas e relatórios de impacto ambiental fazem parte das etapas previstas antes do início das obras.

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