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Grupo CCR vence o leilão do Lote 3 de rodovias no Paraná e amplia a presença no Sul do País

Vitória foi garantida pelo desconto de 26,60% na tarifa de pedágio; Paraná torna-se o sexto estado a compor o portfólio da CCR Rodovias
Por Redação em 16 de dezembro de 2024 às 9h13
Grupo CCR vence o leilão do Lote 3 de rodovias no Paraná e amplia a presença no Sul do País
Foto: Divulgação/ CCR
Foto: Divulgação/ CCR

O Grupo CCR, empresa de infraestrutura de mobilidade, foi o vencedor do leilão das Rodovias Integradas do Paraná - Lote 3, que reúne um conjunto de vias que conectam o norte do estado à região de Ponta Grossa, fazendo ligação com o eixo viário ao Porto de Paranaguá (PR). O contrato, com duração de 30 anos, irá demandar investimentos de R$ 9,8 bilhões em obras de melhorias e modernização das condições viárias. O resultado amplia a geografia da CCR Rodovias no setor e consolida a sua atuação na região Sul do País com presença nos três estados.

De acordo com a concessionária, para vencer o leilão promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na sede da B3, na capital paulista, o Grupo CCR ofereceu um desconto de 26,60% em relação à tarifa básica de pedágio de R$ 0,14596 por km. Esta é a segunda licitação de rodovias que a companhia vence este ano. Ao final de outubro, a Empresa conquistou a concessão da Nova Sorocabana, um conjunto de vias no interior de São Paulo, em certame organizado pelo governo paulista.

Os R$ 9,8 bilhões de investimentos previstos no contrato de concessão serão aplicados na duplicação de aproximadamente 133 quilômetros (km) de vias, na implantação de 24,6 km de faixas adicionais e 61,7 km de novas marginais, na construção de acessos e em obras de infraestrutura viária, entre outras. Nas estimativas do Ministério dos Transportes as obras do Lote 3 irão criar 143.003 postos de trabalho (entre empregos diretos, indiretos e os gerados pelo efeito-renda).

"A vitória no certame reforça as nossas operações no Sul, onde administramos rodovias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O lote 3 conecta regiões importantes do Estado, cumprindo papel relevante no escoamento da produção industrial e agrícola ao Porto do Paranaguá", afirma o presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo.

Com o resultado, o Grupo CCR amplia a sua posição de liderança no setor de concessões rodoviárias no Brasil. Com os 569 km de rodovias do Lote 3 e os 460 km de vias da Nova Sorocabana, a extensão do portfólio da CCR Rodovias saltará de 3,6 mil km para aproximadamente 4,47 mil km a partir de abril de 2025, distribuído em seis estados.

Além do Paraná, a Companhia está presente no Rio Grande do Sul (CCR ViaSul), em Santa Catarina (CCR ViaCosteira), no Rio de Janeiro (CCR ViaLagos, ViaRio e CCR RioSP), no Mato Grosso do Sul (CCR MSVia) e em São Paulo (CCR AutoBAn, CCR RodoAnel, CCR SPVias, CCR RioSP, Renovias e CCR ViaOeste), somando 12 concessionárias.

 

Obras de melhorias

Ao todo, 21 municípios do interior paranaense serão beneficiados com as obras no Lote 3: Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguarí, Ortigueira, Imbaú, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova. O Lote 3 faz parte da Malha Norte do Paraná e é composta pelas rodovias BR-369/373/376/PR e PR-090/170/445/323.

Entre as melhorias previstas está a execução de 61,6 quilômetros de obras de contorno viários para melhorar a fluidez do trânsito nos seguintes trechos:

  • Contorno de Apucarana, em pista dupla, ligando a BR-369/PR à BR-376/PR, com extensão total de 13,83 km e prazo para abertura ao público no ano de 2027.
  • Contorno de Califórnia, em pista dupla, ligando 2 trechos da BR-376/PR, com extensão total de 5,46 km e liberação em 2026.
  • Contorno Norte de Ponta Grossa, com extensão total de 14,65 km e abertura em 2027.
  • Contorno Leste de Ponta Grossa, com extensão total de 27,7 km e abertura em 2028.

O contrato de concessão também prevê 133 km de duplicação de vias, a implantação de 24,6 km de faixas adicionais e 61,7 km de novas marginais, 92 dispositivos e intersecções (novos e remodelados), 22 passarelas de pedestres (novas e reformadas), duas áreas de escape, dois pontos de Parada de Descanso (PDD), 24 km de ciclovias, 314 pontos de ônibus e oito passagens de fauna.

 

Inovação e Sustentabilidade

O projeto também inclui a instalação de câmeras com tecnologia OCR para reconhecimento de placas e detecção automática de incidentes, painéis de mensagem variável, sistema de pesagem automático e monitoramento meteorológico. A conectividade será garantida em toda a concessão. Além disso, haverá iluminação de 14,9 quilômetros no trecho de serra.

Também faz parte dos investimentos em tecnologia a implantação do sistema free-flow de pedágio, que permite a cobrança de tarifa sem a necessidade de cabines ou barreiras físicas, ou seja, sem a parada para o pagamento. Usuários frequentes e aqueles que pagam com TAG terão um desconto adicional a partir de 5%. A cobrança de pedágio só começará após a reforma das praças existentes, a eliminação de buracos, a revitalização da sinalização horizontal e vertical em pontos críticos e a instalação de placas indicativas do atendimento telefônico, além da remoção da vegetação ao longo das rodovias.

O contrato de concessão do Lote 3 também contempla incentivos regulatórios para tornar as rodovias mais sustentáveis. Um deles é o enquadramento do projeto no Programa Carbono Zero, no qual a Companhia terá que implementar ações para neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Outro mecanismo é a destinação de 1% da receita de pedágio em iniciativas para tornar a infraestrutura mais resiliente às mudanças climáticas.

 

Expansão dos investimentos

Atualmente, o Grupo CCR está executando um plano de investimento de R$ 28 bilhões em suas rodovias. Entre as obras em andamento estão a ampliação da capacidade de tráfego da Rodovia Presidente Dutra, a implantação de vias marginais e faixas adicionais na Rodovia Presidente Castello Branco em Barueri (SP), a duplicação da Rodovia Raposo Tavares no trecho entre as cidades paulistas de Mairinque, Sorocaba e São Roque.

Há ainda a duplicação do maior trecho da BR-386, na chamada Estrada da Produção, no Rio Grande do Sul, o recapeamento do asfalto de 100% do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, entre a capital e o interior paulista, e a ampliação e a modernização da Rio-Santos (BR-101), no trecho entre Ubatuba (SP) e o Rio de Janeiro. Em 2025, a CCR Rodovias também irá iniciar as obras de modernização e melhorias da Rota Sorocabana, com investimentos da ordem de R$ 8,8 bilhões durante o período de concessão (30 anos).

Ao todo, o Grupo CCR está realizando um programa de investimento de R$ 33 bilhões em suas três plataformas de atuação (Rodovias, Mobilidade Urbana e Aeroportos), o maior plano de investimento da sua história.

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