O governo federal decidiu revisar os contratos de concessão de rodovias federais com o objetivo de acelerar investimentos privados e destravar obras paralisadas. O Ministério dos Transportes anunciou que metade das concessões federais será relicitada, abrangendo 14 concessionárias entre 27 trechos concedidos.
O processo de revisão dos contratos foi criado no ano passado, e 14 concessionárias solicitaram adesão, segundo o Ministério dos Transportes. A abordagem atual visa resolver problemas com as concessionárias existentes antes de oferecer os contratos a novos investidores. O processo começa com a demonstração de interesse da concessionária.
Empresas que pediram para negociar contratos
- Concebra
- BR-060/153/262, entre o Distrito Federal/Goiás e Minas Gerais
- ECO101
- BR-101, entre Bahia e Espírito Santo
- Fluminense
- BR-101, Rio de Janeiro
- Régis Bittencourt
- BR-116, entre São Paulo e Paraná
- Fernão Dias
- BR-381, entre Minas Gerais e São Paulo
- Via Bahia
- BR-324 e BR-116, Bahia
- MSVia
- BR-163, Mato Grosso do Sul
- Rodovia Transbrasiliana
- BR-153, São Paulo
- Rodovia do Aço
- BR-393, Rio de Janeiro
- Ecosul
- BR-116/392, Rio Grande do Sul
- Via Brasil
- BR-163, entre Mato Grosso e Pará, e BR-230, Pará
- Concer
- BR-040, entre Minas Gerais e Rio de Janeiro (nova concessão será feita do zero)
- Planalto Sul
- BR-116, entre Santa Catarina e Paraná
- Litoral Sul
- BR-116/376, Paraná, e BR-101, Santa Catarina