Foi inaugurada, no dia 9 de novembro, a pedra fundamental do Terminal Rodoferroviário de Fertilizantes de Uberaba (TFer), que integrará o Distrito Industrial da cidade mineira com o Porto de Santos (SP). O terminal trará economia aos produtores de Uberaba, segundo maior distrito produtor de fertilizantes do país, que poderão ampliar sua participação no mercado brasileiro do agronegócio.
O projeto deve demandar cerca de R$ 130 milhões em investimentos por meio de uma parceria entre a VLI, a Construtora Terraço e a Link Logistic Group, empresas que vão administrar o terminal.
O funcionamento do TFer, que terá capacidade para movimentar 1 milhão de toneladas, deve ampliar os investimentos e a expansão do agronegócio em Minas Gerais, atendendo à crescente demanda da região do Triângulo Mineiro e ajudando na distribuição de fertilizantes por todo país.
Além de melhorar a logística, a iniciativa traz mais segurança ao transporte das cargas e menor emissão de CO². Ao integrar porto, ferrovia, rodovia e indústria, o TFer permitirá substituir o modal rodoviário no fluxo de transporte de fertilizantes entre São Paulo e Minas Gerais, oferecendo uma opção de transporte mais barata, sustentável e eficiente.
Todos os anos, saem da região de Uberaba cerca de 7 milhões de toneladas de açúcar, milho, soja e farelo para o porto de Santos. “Com essa nova operação, eles descerão carregados com grãos e retornarão com fertilizante, gerando economia na logística e aumentando a competitividade do setor produtivo para o agronegócio”, afirma Juliano Silva, diretor de Logística da Link.
“A Link sempre teve o DNA ferroviário. A maior parte dos projetos dos nossos terminais é rodoferroviária e o plano é expandir essa atuação nos próximos anos, oferecendo soluções mais sustentáveis e econômicas aos produtores nacionais”, completa Silva.