A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo teve uma reunião ontem, dia 15 de janeiro, com membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apresentaram alternativas técnico-financeiras para viabilizar a construção do Trem Intercidades (TIC).
O encontro aconteceu na sede da secretaria, na região central da cidade de São Paulo e sucedeu uma reunião entre o governador de São Paulo, João Doria, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, no Palácio do Planalto, na última quinta-feira, dia 10 de janeiro, para debater projetos de infraestrutura, entre eles o TIC.
De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, a prioridade do projeto serão os trechos entre São Paulo e Campinas e Campinas e Americana, mas ele destacou que também serão retomados os estudos relativos aos projetos das regiões de São José dos Campos, Sorocaba e Santos.
“Hoje o trajeto da estação Barra Funda, passando por Jundiaí, até Campinas, é o que está mais adiantado. Desejamos traçar um cronograma de ações até 10 de fevereiro, junto com o governo federal, para que consigamos publicar o edital de licitação ainda neste ano”, disse Baldy.
A expectativa é que um termo de cooperação com o BID, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura seja assinado em breve. Nos próximos meses, deve ser definida a modelagem técnico-financeira a ser adotada para o projeto. Baldy deve receber, ainda nesta semana, o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, e técnicos da pasta para alinhar detalhes da parceria entre os governos estadual e federal.