A Jamef Transportes informa que no seu primeiro ano em atividade a Torre de Controle Integrada uniu tecnologia a pessoas e processos e elevou o nível de serviço e performance da empresa. Segundo a empresa, a ferramenta de gestão que integra todas as tecnologias de monitoramento e processos operacionais possibilitou a otimização em suas operações, além de aprimorar as viagens feitas em todo o Brasil, dando maior velocidade durante todo o processo.
A Torre reuniu dados sobre todos os embarques recorrentes de clientes, que apontaram possíveis demandas no futuro. Assim, os profissionais de vendas e de planejamento da Jamef puderam focar os atendimentos em seus clientes e preparar sua logística para a chegada de suas demandas.
Com o crescimento da plataforma foram incorporadas áreas estratégicas, como Controle e Planejamento Operacional, Rastreamento, Gerenciamento de Risco, Tráfego e Manutenção, todos interligados ao ERP e TMS, dando maior velocidade e precisão aos processos.
O projeto baseia-se em analisar os dados de forma automática permitindo maior eficiência durante a administração das práticas de negócio por meio dos principais indicadores de performance apoiando a tomada de decisão em todas as esferas operacionais.
De acordo com o gerente de Controle Operacional da Jamef, Paulo Fontes, a solução aumentou a produtividade dos processos que envolvem a negociação, coleta, transferência e distribuição (last mile). Em 2021, a empresa movimentou mais de 35 milhões de volumes.
Além da agilidade conquistada, a plataforma permitiu ainda, reforça a companha, identificar oportunidades de melhoria contínuas nos processos, aplicando as ferramentas de Lean Six Sigma.
“Tínhamos procedimentos definidos e padronizados, mas a Torre garantiu um acompanhamento ainda mais minucioso da execução de cada etapa, desde a negociação dos contratos até o pós-venda. Nesse sentido, aumentamos as condições de análises e de proatividade em qualquer que seja o procedimento realizado”, explica Fontes.
Inteligência Artificial
A Jamef anuncia que a segunda fase do projeto Integra, que deve ser finalizada nesse ano de 2022, permitirá o acompanhamento de mais de 17 sistemas e ferramentas utilizadas na operação, facilitando cada vez mais o cumprimento do planejamento logístico elevando mais os níveis de capacidade e produtividade. A empresa afirma que a implementação de Inteligência Artificial na análise de todos esses dados reforça o foco na gestão total de seus processos para manter a qualidade dos serviços prestados e proximidade com seus clientes.
“As ferramentas aplicadas garantem benefícios para o nosso negócio e especialmente, para os embarcadores. Com a visão total de toda a operação, o time consegue evidenciar situações que necessitem de uma rápida ação para solucionar, assegurando dessa forma, um elevado nível na performance e consequentemente, na satisfação dos nossos clientes”, pontua Fontes.