O Grupo Kion, companhia alemã que atua no mercado global com empilhadeiras, equipamentos e serviços para armazenagem, anunciou hoje, dia 23 de junho, a aquisição da Dematic, provedora de sistemas de automação para armazéns, também de origem alemã, avaliada em US$ 3,5 bilhões. Com o negócio, o grupo se torna um dos principais fornecedores de soluções inteligentes para a intralogística. A transação ainda está sujeita a aprovações regulamentares, mas a expectativa é que seja concretizada ao longo do quarto trimestre de 2016.
Dentre os produtos ofertados pela Dematic no mercado estão paleteiras manuais e automatizadas, sistemas paletizadores e de armazenagem automática, equipamentos de separação, sorters, transportadores e softwares. São quase 6 mil colaboradores, incluindo aproximadamente 3 mil engenheiros, e presença em 22 países. Desde 2013 a Dematic tem registrado um crescimento anual de 12% em sua receita. A combinação das estruturas resultará em uma companhia com cerca de 30 mil funcionários e uma receita de 6,7 bilhões de euros, de acordo com os números registrados pelas companhias em 2015.
A aquisição consiste também em um importante passo do Grupo Kion rumo à intralogística 4.0, termo que se refere à aplicação de tecnologias para garantir a automação total de armazéns, criando operações cada vez mais inteligentes. “Juntos, o Grupo Kion e a Dematic vão projetar e entregar soluções para melhorar a posição de nossos clientes em responder à demanda dinâmica”, analisa Ulf Henriksson, CEO da Dematic. Quando o processo for concluído, a empresa será integrada ao Grupo Kion formando uma nova unidade operacional, que será liderada por Henriksson.
Para Angel Alcala, CEO da Dematic América Latina, a integração será muito benéfica para o mercado brasileiro, pois os clientes passarão a contar com um serviço mais abrangente, já que a companhia resultante será um fornecedor único para soluções completas para a cadeia logística. “Assim como a Dematic, o Grupo Kion identificou a América Latina como mercado-chave, e o Brasil é parte essencial de sua estratégia comercial e de investimentos”, finaliza o executivo.