A TCP Log, subsidiária logística da TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu recentemente duas cargas de projeto de 49 toneladas cada. Trata-se de dois secadores industriais de grãos com origem na República Tcheca e destino a Guarapuava, cidade a cerca de 250 quilômetros de Curitiba.
As peças possuem dimensões superiores a de um contêiner e foram transportadas em “cama de flat-rack”. “São peças que exigem muito cuidado e um estudo logístico detalhado para que sejam retiradas do navio em segurança. As peças chegaram a bordo de um navio porta-contêiner, que não conta com meios próprios para esse traslado”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial da TCP.
Diferente das operações comuns – em que as cargas de projeto são retiradas do navio, colocadas no caminhão do Terminal e transportadas até a área de armazenagem onde são descarregadas, os dois secadores foram retirados do navio direto para o veículo que irá transportá-las até Guarapuava. “Isso evita possíveis avarias para as peças e também diminuiu o custo logístico para o cliente, já que uma etapa logística é eliminada”, enfatiza Moraes e Silva.
Depois de liberadas pela Receita Federal, as cargas seguiram viagem pelo modal rodoviário. A operação levou 40 minutos para ser realizada.