O Portocel – Terminal Especializado de Barra do Riacho, localizado em Aracruz (ES), resultado de uma parceria entre as empresas de celulose Fibria e Cenibra, encerrou 2014 com movimentação de 6 milhões de toneladas de cargas. Segundo o terminal, por seus armazéns e cais passam cerca de 70% da celulose que o Brasil exporta anualmente.
Celulose e madeira são os principais produtos movimentados pelo terminal, que é um dos únicos do Brasil integrado a diferentes modais de transporte: rodoviário, ferroviário, dutoviário e cabotagem. Com equipamentos e instalações apropriados para a movimentação de celulose, o terminal tem hoje capacidade para embarcar 72 mil toneladas por dia, contra 24 mil toneladas por dia de capacidade há 30 anos.
O terminal conta com três berços de atracação e recebe, em média, 286 navios por ano. O Portocel é especializado na movimentação de produtos florestais, mas nos últimos anos vem se dedicando também a outras cargas, aproveitando o potencial e a eficiência operacional do terminal. Entre essas cargas estão produtos siderúrgicos, sal, granito, sulfato de sódio, tubos e carga de projeto. “Estamos preparados para movimentar com a mesma eficiência outras cargas que sejam compatíveis com a celulose”, destaca Patrícia Dutra Lascosque, superintendente do Portocel. Ela acrescentou que a movimentação desses outros produtos cresceu mais de 100% nos últimos quatro anos.
Além dos berços para navios, o local conta com o Terminal de Barcaças, inaugurado em 2003, que marcou a retomada da navegação de cabotagem no Brasil. Nele são desembarcadas madeira que a Fibria produz no sul da Bahia e celulose produzida na Veracel, em Eunápolis (BA). A madeira é embarcada no Terminal de Caravelas (BA) e a celulose, no porto de Belmonte (BA).