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Portos e terminais brasileiros movimentaram 969 milhões de t em 2014

Dados são do Anuário Estatístico Aquaviário da Antaq, divulgado neste mês de fevereiro pela agência
Por Redação em 27 de fevereiro de 2015 às 9h52

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou, na última quarta-feira, dia 25, números do setor portuário brasileiro em 2014. De acordo com a entidade, o Brasil movimentou no ano passado, por via marítima, um total de 969 milhões de toneladas de cargas, sendo 349 milhões em portos organizados e 620 milhões em terminais de uso privado.

O registro representa um crescimento de 4% frente a 2013, quando foram movimentadas 929 milhões de t. O diretor-geral da Antaq, Mario Povia, destacou que o crescimento no volume total das cargas movimentadas, mesmo diante de um fraco desempenho econômico, é explicado pelo acréscimo na movimentação das principais commodities, como o minério de ferro, que cresceu 5% em relação a 2013, os fertilizantes e adubos (11%), o carvão mineral (26%), a alumina (12%) e a soja (4%).

Portos e terminais brasileiros movimentaram 969 milhões de t em 2014

Do total de mercadorias movimentadas em 2014, as principais foram o minério de ferro, representando 36%, os combustíveis e óleos minerais (21%), os contêineres (11%), a soja (5%), a bauxita (4%), o milho (3%) e os fertilizantes e adubos (3%). Os números fazem parte do Anuário Estatístico Aquaviário produzido pela Antaq e disponível para consulta no portal da agência.

Os contêineres representaram 11% do total das cargas do ano passado. De acordo com Povia, trata-se de um valor significativo, já que a movimentação de contêineres é a que possui maior volume agregado em termos monetários.

O Porto de Santos (SP) foi o que mais movimentou carga em 2014, com 27% de participação no conjunto dos portos organizados. Em segundo lugar aparece o Porto de Itaguaí (RJ), com 18% do total, seguido por Paranaguá (PR), com 12%, Rio Grande (RS), com 6% e Itaqui (MA), com 5%. Santos foi também o porto que mais movimentou contêineres, com 33 milhões de t.

Já com relação aos terminais de uso privado, a liderança ficou com o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), que movimentou 112,5 milhões de t de carga em 2014. Em segundo lugar aparece o Terminal de Tubarão (ES), com 109,8 milhões de t e em terceiro lugar o Terminal Almirante Barroso (SP), com 53 milhões de t.

A navegação de cabotagem foi responsável por 22% do total de cargas movimentadas em 2014. Isso equivale a 213 milhões de t, representando um aumento de 4% em relação a 2013. As principais mercadorias movimentadas na cabotagem foram os combustíveis, com 66%, a bauxita, com 13%, e os contêineres, com 10%.

Já o transporte em vias interiores atingiu 83,1 milhões de t no ano passado, contra 82,2 milhões de t em 2013. Houve um crescimento significativo para as três mercadorias mais transportadas nesse tipo de navegação, o minério de ferro, com acréscimo de 19,6%, os combustíveis e óleos minerais, com 15,7%, e a soja, com 7,3%.

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