A Ryder, uma das líderes mundiais no setor de logística integrada e de soluções de transporte, amplia seu portfólio de serviços no Brasil com a opção de trabalhar como uma quarteirizadora (4PL – fourth party logistics), ou seja, gerenciadora de operações logísticas das empresas contratantes. Nesse modelo, a Ryder se responsabiliza pela inteligência das operações e pela contratação e gerenciamento de operadores logísticos. Para tanto, apóia-se no know-how de serviços na área de logística desenvolvido em 70 anos de atuação, entre eles projetos de planejamento e de consultoria, operações de armazenagem e de centros de distribuição, execução de serviços de coletas milk-run e de gestão de serviços de transporte nacional e internacional de materiais, e em sistemas de informação que permitem todo o acompanhamento do processo em tempo real.
A quarteirização já é praticada pela Ryder em outros países do mundo e, num prazo de dois anos, deve representar 15% do faturamento da empresa no Brasil, que foi de R$ 120 milhões em 2003. Antonio Wrobleski Filho, presidente da subsidiária brasileira, avalia a nova frente de atuação como "uma evolução natural dos serviços prestados pela empresa" e uma tendência já consolidada nos mercados mais desenvolvidos. No Brasil, já estão em andamento dois projetos nesse sentido, para clientes dos setores automotivo e de alta tecnologia.
Desde que chegou ao Brasil, em 1996, o foco da Ryder são empresas dos mercados automotivo e de bens de consumo. Sua carteira de clientes é formada por empresas como General Motors, Fiat, Volkswagen, Toyota, Unilever e Xerox. A atuação como 4PL não significa, entretanto, que a empresa abandonará a atividade de operadora logística. Mas a tendência é que a modalidade de serviço cresça ano após ano.
Leia mais sobre o novo foco da Ryder na edição de dezembro da Revista Tecnologística