Secretaria firma parceria com o Senai a fim de atender Decreto Presidencial
A Secretaria Especial de Portos (SEP), a fim de atender ao Decreto Presidencial N° 6.413 publicado na última sexta-feira, dia 25 de março, que determina a gestão por resultado das Companhias Docas, definiu algumas políticas para o setor portuário visando o trabalhador e o trato com as questões ambientais e ocupacionais ligadas às Docas.
Para dar início ao cumprimento do decreto, a SEP informa que irá firmar uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santa Catarina – instituição parceira da secretaria – no intuito de implementar o projeto piloto desse tipo de gestão na Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). O valor investido pelo governo Federal será de R$ 2 milhões e servirá para realizar um primeiro levantamento. Esta parceria tem como foco principal promover a reorganização estratégica de gestão e de processos internos de 18 portos marítimos administrados pela SEP. A expectativa é que dentro dos próximos anos as melhorias já sejam percebidas em pontos como valores de tarifas e melhoria da movimentação das cargas.
O coordenador-geral de Avaliação de Desempenho da SEP, Jorge Ernesto Sanchéz Ruiz, explica que o governo Federal entende que existem áreas-chave que devem ser aprimoradas, dentre elas, a política de cargos e salários de funcionários e as tarifas praticadas pelos portos. “O sistema de cobranças tarifárias tem sido reajustado por inércia ao longo do tempo, mas sem vincular os custos de uma atividade ao que se cobra das empresas. Com a revisão dos valores, teremos tarifas baseadas em custos mais razoáveis e eficientes”, diz.
De acordo com Ruiz, as melhorias serão perceptíveis também na movimentação de cargas e circulação de veículos nos arredores dos portos. “Com a gestão do tráfego interno e externo, certamente haverá mais agilidade nesses portos”, garante. A parceria com o Senai/SC prevê o diagnóstico da situação atual dos portos, a formulação do planejamento estratégico, mapeamento de processos, implantação de Balanced Scorecard, estruturação de plano de cargos e salários, refinamento da gestão financeira e de custos, estruturação de programa de avaliação de desempenho, elaboração de plano de treinamento e desenvolvimento e sistema de gestão integrado.
A parceria terá duração de 36 meses e envolverá colaboradores das unidades do Senai em Blumenau, Itajaí, Criciúma e Joinville, além da unidade de Florianópolis, que vai coordenar o programa.