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Grupo Manserv reforça atuação na logística

Por Redação em 2 de fevereiro de 2011 às 12h36 (atualizado em 11/04/2011 às 17h27)

Companhia investe na abertura de um CD próprio e na regionalização das operações a fim de suportar o crescimento

Seis meses após criar a holding Manserv Participações e agrupar sob a mesma nomenclatura suas três unidades de negócios – agora chamadas Manserv Facilities, Manserv Manutenção e Manserv Logística (esta última anteriormente LSI Logística), o Grupo Manserv começa a colocar em prática as ações traçadas a fim de sustentar o crescimento verificado nos últimos anos. Segundo o diretor-geral da Manserv Logística, José Henrique Bravo, o mesmo nome foi utilizado para conservar a marca, já reconhecida no mercado. O executivo lembra, contudo, que são três empresas independentes, cada uma com seu diretor-geral. “Passamos a ter mais transparência num grupo que, em 2010, obteve R$ 800 milhões em receita, com cerca de 350 clientes ativos”, diz.

O segmento logístico merece destaque neste novo formato de gestão. Bravo divulga que a unidade conta com 70 clientes ativos e, no ano passado, contribuiu com R$ 140 milhões para o desempenho total da companhia, aumento de 34% frente 2009. Para este ano, anuncia, o objetivo é crescer 35% frente 2010. “Temos metas ambiciosas para o futuro. Nos próximos três anos queremos atingir uma receita de R$ 500 milhões na logística”, afirma.

Para garantir que o target seja alcançado, algumas ações começam a ser colocadas em prática. A principal está relacionada à construção do primeiro centro de distribuição próprio. “Hoje, ainda somos mais fortes em logística in house, mas temos crescido em operações de administração de CDs, negócios que representam cerca de 25% de nosso faturamento. Todas essas gestões, contudo, são realizadas em estruturas de nossos clientes”, conta.

Estrutura

O CD próprio, que será instalado no bairro de Perus, zona Norte da cidade de São Paulo, demandará investimentos de R$ 70 milhões e tem a previsão de iniciar as operações em março de 2012. O terreno adquirido conta com uma área total de 105 mil m², sendo 50 mil m² disponíveis para construção. O armazém terá 30 mil m², divididos em seis módulos de cinco mil m², 48 docas, 12 metros de pé direito e um total de 33 mil posições-palete. “Iremos realizar atividades complementares, como montagem de kits, substituição de embalagem, unitização de carga e cross-docking”, detalha. A ideia, completa Bravo, é que o armazém seja multiclientes, com contratos de médio e longo prazo, e que opere produtos com valor agregado. Cerca de 300 colaboradores serão responsáveis pela operação.

Trabalhar com cargas conteinerizadas também faz parte do projeto. No CD, a companhia irá oferecer um pátio com capacidade para 400 TEUs. “Nosso trabalho será armazenar os contêineres de importação, já nacionalizados, e os de exportação que aguardam a expedição para o porto”, diz. O diretor-geral salienta que a princípio não irão operar contêineres refrigerados, mas não descarta a possibilidade. “Ao lado, há dois terrenos, um com 100 mil m² e outro com 40 mil m², as quais temos prioridade de aquisição. Se algum cliente demandar carga reefer vamos desenvolver um CD específico”, ressalta.

O executivo também anuncia que neste novo centro de distribuição a Manserv Logística pretende incluir na gama de serviços o transporte. “Já iniciamos os estudos e deveremos tomar as decisões até o final do primeiro semestre deste ano. Ainda não sabemos qual o formato adotaremos – trabalhar com terceiros, constituir uma empresa ou comprar alguma transportadora”, relata. Ele frisa, contudo, que este não será o maior negócio da companhia. “Vamos vender serviços agregados ao transporte e realizar a distribuição apenas em São Paulo e transferências entre as plantas industriais e CD”, diz.

Regionalização

O processo de descentralização também faz parte da estratégia e serve para preparar a empresa para o aguardado crescimento dos próximos anos. Hoje, a Manserv Logística possui operações nos estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A primeira ação para descentralizar consistiu em nomear, no último mês de novembro, um diretor para cada região – Nordeste, Sudeste, Sul, além de dois para São Paulo – Capital e Interior. “Antes era tudo centralizado em São Paulo. Agora, estes diretores têm total autonomia para agir”, garante. Ele ressalta, ainda, que o objetivo é replicar o trabalho realizado na capital paulista, com a abertura de CDs próprios em todos estes locais.

A estratégia deixa o executivo otimista. Ele revela alguns números e as expectativas. O Nordeste atualmente representa 15% dos negócios da Manserv Logística, o Sul outros 15%, ficando São Paulo com a maior fatia. Rio de Janeiro e Minas Gerais, comenta, ainda são operações muito pequenas e são contabilizados juntamente com São Paulo. “Com a descentralização nossa meta, apenas para o Nordeste, é dobrar os negócios. Já no Paraná o objetivo é crescer 50% este ano”, calcula. Quanto ao restante do Brasil, ele é enfático. “Aqui, não temos limite, nada nos impede de expandirmos”, diz

Atuar fora do país também faz parte da estratégia de descentralização. Bravo revela que a empresa possui propostas para atuar na Argentina, uma vez que alguns clientes cobram a presença da companhia. Sem revelar datas, o executivo garante que já há estudos de posicionamento estratégico da Manserv Logística no país vizinho.

www.manserv.com.br

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