O Grupo Trino está começando o ano de 2024 com expectativas positivas. O grupo pernambucano planeja continuar investindo nas operações atuais e em novas, visando um crescimento de 18% nos produtos oferecidos ao mercado.
O diretor administrativo e sócio-fundador do Grupo, Cláudio Fernandes, afirma que o otimismo nos planos da empresa não é romantizado. "Acreditamos trilhar o caminho correto para nossa empresa. O elevado índice de renovação anual dos contratos vigentes com nossos clientes é uma indicação real de que nossas práticas são reconhecidas e alinhadas com a maneira de ser e objetivos deste mercado. O empenho é constante, bem como a reinvenção da forma de prestar serviços" conclui o diretor.
Em 2023, a empresa presenciou a retomada em diversos setores da economia após a pandemia, e precisou se adaptar ao cenário de mudanças no comportamento do consumidor, incorporações, crescimento e consolidação de redes regionais e nacionais no mercado de logística e serviços. Com as novidades trazidas pelos grandes supermercados, o Grupo Trino experimentou uma fase de consolidação e adaptação às transformações no cenário de logística local e na política de preços.
Uma mudança marcante na atuação da empresa em 2023 foi a entrada na atividade de distribuição, utilizando veículos de carga movidos à eletricidade. A sustentabilidade no transporte e as práticas de ESG passaram a integrar as ações da empresa, assim como os investimentos em tecnologia.
Com as constantes mudanças nas operações dos clientes, Cláudio explica que os investimentos contínuos em recursos de TI permitiram a criação de soluções imediatas e revisões frequentes, suportando o aumento dos volumes e garantindo a segurança de dados e informações nos projetos de inovação.
"Nossa parceria na ferramenta de WMS - software aplicado na gestão de armazéns - permitiu ao Grupo Trino ofertar aos clientes recursos inovadores, como a utilização de drones e a separação por pick by voice, aplicados nas rotinas diárias de distribuição e inventários de estoque. Esses recursos alavancam a produtividade e qualidade do serviço entregue, promovendo eficiência e menores custos operacionais aos nossos clientes", explica Cláudio.
Já com o olhar para as transformações internas, o Grupo promoveu uma revolução ao potencializar sua liderança. Treinamentos em tempo real foram realizados para líderes em todo o Brasil, buscando desafios de melhoria e aprimoramento de conhecimento. "Esse crescimento linear e igualitário do Grupo garante a uniformidade no serviço de qualidade, que sempre foi sua marca", comenta Cláudio Fernandes.
Para 2024, as prioridades da empresa são a redução de custos e o investimento em recursos digitais e de TI, assim como a consolidação das práticas de ESG e segurança do trabalho.