A meta para inflação em 2023 está em 3,25%, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A aplicação das políticas cabe ao Banco Central (BC). Já no transporte rodoviário de cargas (TRC), a inflação do setor é medida pela NTC&Logística, através do Índice Nacional do Custos do Transporte (INCT).
De acordo com a NTC&Logística, o INCT é medido com base nos insumos utilizados diretamente na atividade do transporte rodoviário, como pneus, combustíveis, manutenção, o próprio veículo, salário do motorista, seguro, óleo lubrificante e outras despesas. Assim, é gerada a variação mensal do índice.
O cenário econômico para o ano é animador. As expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) são de crescimento. Em maio, por exemplo, o PIB aumentou de 1,20% para 2,14%, justificado pela expansão de 11,5% do setor agropecuário, de 1,5% no setor de serviços e de 0,5% na indústria.
Mas, apesar dos indicadores econômicos brasileiros serem positivos, a taxa de juros ainda gera preocupações ao mercado. Especialistas especulam que a queda da Selic – taxa básica de juros – virá apenas na metade do segundo semestre.
"Vemos isso com preocupação, pois as empresas estão com grandes dificuldades financeiras e ainda com resquícios do pós-pandemia, quando não conseguiram repassar no frete os aumentos dos principais insumos do transporte, como óleo diesel (média de +17,93% em 2022), pneus (média de +8,86% em 2022), caminhões (média de +19,35% em 2022), entre outros. Em contrapartida, necessitam de crédito que, nesse cenário, se torna caro e escasso", diz Ana Jarrouge, presidente executiva do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP).
Somado a isso está a defasagem do frete que vem se acumulando durante os anos, e a recomposição dos valores vem sendo muito mais lenta que o ideal, na avaliação da especialista.
"Ninguém gosta de ter juros altos no ambiente de negócios, mas ele é exatamente o reflexo das políticas econômica, monetária, fiscal e social adotadas ou não pelo governo, visto que elas podem estar equivocadas. Está sendo mostrada uma fragilidade, o que traz insegurança jurídica e imprevisibilidade, tudo que o empresário e os investidores querem ver longe", afirma a presidente executiva da entidade comentando sobre a Selic após ser confirmada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em 13,75% pelo sétimo encontro do comitê seguido.
Os serviços são um termômetro econômico. O transporte rodoviário de cargas é defendido por muitos especialistas do setor como um indicativo econômico. Em 2022, o setor expandiu 8,1%, segundo a Anfavea, representante dos fabricantes de veículos.
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